Últimas Notícias

CT Paralímpico reúne cerca de 200 atletas de natação e atletismo em busca de últimos índices do Parapan

Carol Santiago em prova do Mundial de Manchester
Foto: Douglas Magno/CPB


O Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, será palco da Seletiva de natação para os Jogos Parapan-Americanos de Santiago e do Desafio CPB/CBAt de atletismo de sexta-feira, 1º, a domingo, 3. Ao todo, 58 nadadores se inscreveram para a competição, que terá finais diretas e disputas multiclasses, enquanto 134 atletas paralímpicos foram inscritos no total para as provas de pista e campo, que contarão também com a participação de competidores sem deficiência.

Nem todos os participantes que atingirem os índices estipulados pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) estarão automaticamente classificados para a competição continental. A confirmação das vagas só acontecerá após a convocação oficial do CPB, que deverá ser feita nas próximas semanas. Além da Seletiva e do Desafio marcados para esta semana, os atletas tiveram a oportunidade de registrar índices nos Mundiais de Paris e de Manchester, ambos neste ano.

Pela natação, 18 dos 58 nadadores que participaram do Mundial de natação paralímpica, em Manchester, estarão na Seletiva. São os casos de Susana Schnarndorf, da classe S3 (limitação físico-motora), Esthefany Rodrigues, da classe S5 (limitação físico-motora), Carol Santiago, da classe S12 (baixa visão), Douglas Matera (S12) e Ana Karolina Soares, da classe S14 (deficiência intelectual), entre outros.

“Vamos participar da Seletiva mesmo com o índice para o Parapan. Quero aproveitar a oportunidade de estar em ritmo de prova. Essas competições também fazem parte dos nossos treinos. Com isso, conseguimos aplicar as nossas estratégias de provas que vamos enfrentar lá na frente”, afirmou a pernambucana Carol Santiago, que nasceu com síndrome de Morning Glory e conquistou oito medalhas no Mundial de natação de Manchester. Foram cinco ouros, uma prata e dois bronzes.

Já o Desafio de atletismo CPB/CBAt, que será realizado será realizado neste sábado, 2, e domingo,3, tem a finalidade de difundir e desenvolver a prática da modalidade entre atletas brasileiros com e sem deficiência. A competição é dirigida e organizada pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e pelo CPB.

Serão disputas em provas de pista, como 100m, 200m, 400m, 800m, 1.500m e salto em distância, e provas de campo, como arremesso de peso e lançamentos de dardo, club e disco.

O atleta mineiro Claudiney Batista, bicampeão paralimpíco e mundial após o ouro no lançamento de disco pela classe F56 (amputados e lesões medulares) em Paris 2023, será um dos participantes. Entre as mulheres, estarão a baiana Raíssa Machado, medalhista de prata no lançamento de dardo da classe F56 (cadeirantes) em Paris 2023, e a paulista Beth Gomes, dona de dois recordes mundiais e dois ouros no arremesso de peso e no lançamento de disco, ambos pela classe F53 (que competem em cadeiras) na capital francesa, entre outras participantes.

“Não vou correr os 1.500m porque, apesar de ser a minha prova principal, não faz parte do programa do Parapan. Então, no Desafio, vou correr os 400m para ajustar a minha velocidade e melhorar a marca. Espero conseguir a minha vaga para Santiago nesta prova”, explicou a piauiense Antônia Keyla, medalhista de prata na prova de fundo no Mundial de Paris 2023 pela classe T20 (deficiência intelectual).

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar