Últimas Notícias

Bach deseja Índia como candidata às Olimpíadas de 2036 e apoia críquete em Los Angeles 2028

Presidente do COI, Thomas Bach, em declaração no Conselho Executivo do COI. -Foto: COI/Greg Martin

 

O presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, disse que há “fortes argumentos” para a Índia sediar os Jogos Olímpicos de 2036, após o ministro dos esportes do país, Anurag Thakur, reiterar no mês passado que o país pretendia se candidatar ao evento. A discussão acontece em meio aos planos de incluir o críquete no programa dos Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028.

 

“Aqui nossas portas e corações estão abertos. A Índia está florescendo e se desenvolvendo e os indianos estão abraçando os esportes olímpicos. Eles são a nação mais populosa do planeta e com o seu florescente movimento esportivo, pode ir além dos esportes mais tradicionais, abraçando cada vez mais modalidades olímpicas.”, disse Bach.

 

A Índia registrou sua maior contagem de medalhas olímpicas em Tóquio 2020, com uma medalha de ouro, duas de prata e quatro de bronze. Foi também a maior delegação de atletas do país, com 124, o que marcou o quarto aumento consecutivo no número. A Índia sediou um grande evento multiesportivo pela última vez em 2010, quando Nova Delhi sediou os Jogos da Commonwealth.

 

Na sequência, Bach acenou com a perspectiva de o críquete ser incluído nos Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028, o esporte mais popular do país mais populoso, a Índia, com o formato T20, amigável para a televisão, sendo proposto entre outros oito esportes.

 

“Poderia fazer sentido nas olimpíadas. Sabe, não posso esconder isso, sou muito fã de críquete, até joguei uma vez. Agora está nas mãos do Comitê Organizador de LA fazer uma proposta”, disse Bach à a uma rede local da Índia.

 

O críquete seria um jogo mais global para LA 2028, e mais ainda para benefício do COI. Com Brisbane sediando os Jogos em 2032 e o histórico Gabba Cricket Ground passando por uma grande reforma para a ocasião, a Austrália pode estar mais apta a estrear o esporte favorito da Índia. A lista final precisará ser aprovada pelos membros do COI em Mumbai no próximo mês.

 

O ministro indiano dos esportes, Anurag Thakur, por sua vez deixou claro o sonho de seu país de sediar os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2036. Foi relatado que o estado de Gujarat está interessado em ser o anfitrião, incluindo planos para uma cerimônia de abertura em Ahmedabad. A cidade abriga o Estádio Narendra Modi, que possui o local de maior capacidade do mundo, com capacidade para 132.000 pessoas.

 

As Olimpíadas de 2036 ainda não tem sede definida e vários países já manifestaram interesse, incluindo Coreia do Sul, Indonésia, Alemanha, Catar, Hungria, Turquia, México, Egito, Polônia e Reino Unido. No entanto, a Índia avançou agressivamente com os planos, contratando uma conhecida empresa de arquitetura e design das Olimpíadas com a intenção de construir um parque esportivo olímpico ao redor do estádio de críquete Narendra Modi.

 

O COI se reunirá em Mumbai de 15 a 17 de outubro deste ano para convocar sua 141ª Sessão, uma importante reunião de todos os membros do Comitê e pode ser um importante trampolim para a realização dos primeiros Jogos Olímpicos do país. Até então, a Índia acolheu a sua única outra Sessão em Nova Deli, em 1983.


0 Comentários

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar