Foto: Divulgação Volleyball World |
Os playoffs de quinto a oitavo lugar iniciaram nesta quinta-feira (10), com a Tailândia vencendo a Bulgária por 3-1 (25-16, 25-19, 16-25, 25-18). Na sequência, o Brasil enfrentou as anfitriãs, perdendo a partida no tie-break. Apesar de um jogo disputado, a Seleção Brasileira fez uma partida abaixo do que vinha apresentando, o que resultou na derrota por 3-2 (17-25, 25-18, 25-22, 20-25, 11-15).
O primeiro set teve uma temperatura fria, com ambas seleções em uma voltagem abaixo do que estavam acostumadas. Esse comportamento é compreensível, já que ambas seleções vieram de duras eliminações nas quartas de final. A Seleção brasileira por pouco não desbancou os Estados Unidos, em partida com direito a tie-break, o Brasil quase quebrou a invencibilidade estadunidense. Do lado croata, a eliminação foi ainda mais dolorosa, pois venciam a também invicta Itália por 2 sets a 0, mas acabaram sofrendo a virada. Com dificuldade em assimilar as dolorosas eliminações, a partida teve um primeiro set lento, encerrando com 25 a 17 em favor das donas da casa.
No entanto, no segundo set, a temperatura foi subindo. A partida que parecia um amistoso, aos poucos, recuperou a atmosfera de Copa do Mundo. Nessa etapa, as brasileiras evoluíram conforme o tempo passava, já que, depois de um início ainda abaixo, buscaram a virada e o distanciamento das croatas. Dessa maneira, o placar agora estava equiparado na marcação dos sets, com a vitória parcial do Brasil por 25 a 18.
Depois de dois sets com uma seleção apagada em cada etapa, o terceiro set conteve um equilíbrio e um nível de disputa atingindo as expectativas. Nesse momento do confronto, cada ponto importava, até porque, a seleção que vencesse o set, estaria em uma posição favorável na reta final. Dessa maneira, a partida andou ponto a ponto, com a dianteira sendo revesada entre as equipes. Contudo, na reta final, a Seleção Brasileira voltou a dominar ao duelo e venceu por 25 a 22.
Ao longo da competição, os torcedores brasileiros comentaram de apagões da seleção ao longo dos jogos. Esses lapsos por vezes colocaram o Brasil em situações de dificuldade, como observado, inclusive, na partida contra os Estados Unidos. Dessa vez, ocorreu contra a Croácia, que chegou a abrir 9 pontos de vantagem na primeira metade do set. Como se pode imaginar, quando o Brasil voltou pro jogo já era tarde, acarretando na vitória das croatas por 25 a 20.
Depois de um set perdido sem muita disputa, bastava à Seleção Brasileira voltar para a partida e valorizar cada ponto que estaria em jogo neste quinto e último set. O tie-break, como é chamado, ocorre quando duas equipes empatam em 2 a 2, com a disputa sendo prorrogada por mais um set, mas dessa vez, sendo finalizado com 15 pontos. De início, a Croácia abriu 2 pontos iniciais de vantagem, que se manteve ao longo do set, selando a vitória das europeias por 15 a 11.
Agora, o Brasil seguirá para sua segunda partida dos playoffs, para disputar o 7º lugar, contra a Bulgária. Esse confronto já ocorreu no Mundial, ainda na fase grupos, quando a Seleção Brasileira perdeu por 3-1 (12-25, 20-25, 25-21, 25-27). Com horário a definir, o jogo vai ser disputado nesta sexta-feira (11) pelo canal Volleyball World, no Youtube.
0 Comentários