Últimas Notícias

Isabel Swan e Henrique Haddad são os melhores brasileiros na abertura do Mundial de Vela

Barcos da classe 470 durante uma regata em Haia
Foto: Sailing Energy



A Equipe Brasileira de Vela participou do primeiro dia de regatas do Campeonato Mundial da modalidade, em Haia, na Holanda. Nesta sexta-feira (11), quatro classes foram para a água em seus primeiros compromissos no evento, que é classificatório para os Jogos Olímpicos de Paris 2024.

O melhor resultado foi da dupla formada por Isabel Swan e Henrique Haddad, da classe 470, que terminou em 10º, com 18 pontos perdidos, num dia marcado por vento fraco na cidade holandesa.

O campeão mundial de Snipe e a medalhista olímpica tiveram bom desempenho na primeira regata e fecharam na terceira colocação. Em seguida, obtiveram um 15º lugar.

A liderança no 470, que passa a ser misto para Paris 2024, é dos japoneses Keiju Okada e Miho Yoshioka, com cinco pontos perdidos. Os outros brasileiros ficaram mais atrás na tabela, com Rodrigo Duarte e Ana Barbachan em 43º e Juliana Duque e Rafael Martins em 50º.

"Foi boa a regata, mesmo a gente largando mal, pois o vento entrou mais pressão pela direita do nosso lado e tinha muita corrente na nossa raia a favor do vento. Difícil a aproximação da boia", avaliou Henrique Haddad.

O dia de abertura teve estreia também das classes Nacra 17, 49er e 49er FX. As regatas de Fórmula Kite, IQFoil, ILCA 6 e ILCA 7 serão realizadas no sábado (12).

Mais brasileiros em ação

As bicampeãs olímpicas Martine Grael e Kahena Kunze, da 49erFX, enfrentaram dificuldades na estreia e aparecem em 23º no geral, com 21 pontos perdidos. Elas somaram um 11º, um 10º e um 17º lugar (este último descartado). A liderança é das belgas Maenhaut/Geurts, com 3 pp.

Na classe 49er, Marco Grael e Gabriel Simões estão em 48º. Eles tiveram um 24º (descartado), um 9º e um 14º lugar neste primeiro dia.

Na Nacra 17, João Bulhões e Marina Arndt fecharam o dia em 28º, com 25 pontos perdidos. ''Viemos de uma temporada de muitos campeonatos e treinos intensivos, fizemos todo o possível na questão da preparação para esse campeonato, agora é momento de focar na competição e aproveitar o campeonato mais esperado do ano'', contou Marina Arndt.

Já os olímpicos Samuel Albrecht e Gabriela Nicolino vieram em seguida, em 33º, com 30 na Nacra 17.

0 Comentários

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar