Últimas Notícias

É Ouro! Karol Gimenes brilha e é campeã do Grand Prix de Zagreb de Judô

Karol Gimenez se destacou em sua primeira competição internacional. - Reprodução: arquivo ijf.org

 

O Brasil voltou a brilhar neste domingo (20) nas disputas do Grand Prix de Zagreb de Judô. Karol Gimenes conquistou a medalha de ouro na categoria até 78kg e assegurou ao Brasil o topo do ranking de medalhas da competição. Rafael Macedo, na categoria até 90kg, e Leonardo Gonçalves, na categoria até 100kg, asseguraram mais duas medalhas de bronze, e assim o Brasil encerrou o Grand Prix com cinco medalhas conquistadas.

 

O destaque do dia ficou com a campanha de Karol Gimenes. Competindo na categoria até 78kg, a brasileira, que pela primeira vez competiu em um torneio internacional, venceu a sua luta de estreia contra Khuslen Otgonbayar, da Mongólia. Em seguida superou Moira De Villiers, da Nova Zelândia e se classificou para as quartas de final, se colocando na disputa por medalhas. A adversária foi a britânica Emma Reid e Karol venceu mais uma, carimbando a vaga nas semifinais.

 

O combate das semifinais foi contra a Lieke Derks, dos Países Baixos. Karol Gimenes encaixou um belo ippon na metade do combate e se garantiu na final da categoria, contra a ucraniana Yullia Khurchenko. Na luta final, a brasileira vinha fazendo uma disputa equilibrada até encaixar um belo wazari, já imobilizando a ucraniana até o ippon, que assegurou Karol como a campeã da categoria até 78kg. Samanta Soares também competiu na categoria e foi superada na sua segunda luta.


Veja Como foi a vitória da brasileira na conquista da medalha de ouro:



 

O Brasil ainda buscou a medalha de bronze na categoria até 90kg com Rafael Macedo. O brasileiro acabou derrotado nas quartas de finais mas buscou pela repescagem a luta pelo terceiro lugar, e no duelo contra o mongol Altanbagana Gantulga, Rafael encaixou um wazari na metade do combate e administrou a vantagem até o soar do gongo, se tornando medalhista de bronze da categoria. Giovani Ferreira também competiu na categoria e foi eliminado na sua primeira luta.

 

O outro bronze brasileiro veio com Leonardo Gonçalves, que lutando na categoria até 100kg chegou às semifinais e acabou superado pelo sérvio Aleksandar Kukolj, campeão da categoria. Na disputa pelo bronze, o brasileiro sofreu um wazari no início da luta, mas reagiu e encaixou um belo ippon para assegur mais uma medalha para o Brasil. Rafael Buzacarini foi outro brasileiro nesta categoria e perdeu na sua segunda luta.

 

O Brasil ainda competiu no dia de hoje nas categorias até 78kg feminino, com Victoria Oliveira, que acabou derrotada na luta de estreia. Outro representante brasileiro no último dia de Grand Prix foi na categoria acima de 100kg masculino, com Juscelino Nascimento Jr., que também acabou derrotado na primeira luta.

 

A delegação brasileira já havia conquistado duas medalhas de ouro na sexta-feira (veja como foi), e com as três medalhas de hoje alcançou o primeiro lugar geral no quadro de medalhas, com três medalhas de ouro e duas de bronze. Além disso, a disputa na Croácia distribuiu pontos importantes no ranking mundial, valiosos na corrida olímpica.


0 Comentários

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar