Foto: Pixabay |
Nesta sexta-feira (4), participantes da Copa do Mundo de Maratona Aquática foram impedidos de realizar uma sessão de treinamentos no rio Sena, em Paris, para a competição que ocorre ainda neste final de semana. De acordo com a Federação Francesa de Natação (FFN), as fortes chuvas fizeram com que a qualidade da água caísse para um padrão inferior ao necessário para garantir a saúde dos atletas.
Um novo teste será realizado para verificar se há a possibilidade da competição ocorrer no sábado, podendo ser adiada para o domingo e, em caso de persistência da baixa qualidade da água, continuar sendo adiada até que os padrões sejam estabelecidos.
No entanto, o problema não é de hoje. Isso porque, sempre que a cidade de Paris sofre com intensas chuvas, os sistemas de esgoto inundam, despejando bactérias fecais no rio. Nesse contexto, o banho no Sena foi proibido há exatos 100 anos, em 1923, mas somente décadas depois, em 1990, houve a promessa de restaurar as águas do tradicional rio francês.
Para solucionar esse problema histórico, existe um projeto avaliado em 80 bilhões de euros, que consiste na construção de uma bacia de transbordamento subterrâneo até o verão de 2024. Entretanto, há quem duvide, surgindo o questionamento de como estarão as águas para a disputa das Olimpíadas, justamente no período que, em tese, o projeto citado seria concluído.
Atualizações das 15:20
A prova feminina foi transferida de sábado para domingo. Desse modo, no domingo 2 provas serão realizadas, uma do masculino e, agora, outra do feminino. Apesar desse adiamento, os treinamentos seguem proibidos.
No mesmo domingo, horas antes da realização das provas, a World Aquatics irá deliberar se há condições ou não para o evento. Contudo, a perspectiva é que tudo ocorra bem, visto que, segundo a previsão do tempo, não haverá chuva em Paris nos próximos dias.
Atualização das 00:40
A World Aquatics, em consulta com as autoridades de saúde pública e parceiros de entrega de eventos, cancelou a Copa do Mundo de Natação em Águas Abertas, planejada para este fim de semana.
0 Comentários