Últimas Notícias

Zé Roberto Guimarães completa 20 anos no comando da seleção de vôlei feminino

Wander Roberto/ COB


29 de julho de 2003 marca um dia especial na história do vôlei. Há 20 anos, a Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) anunciava que Zé Roberto Guimarães assumiria a seleção feminina, cargo em que ele está desde então. Para celebrar a data, a CBV postou em suas redes sociais um vídeo de homenagem ao treinador:


Treinador da seleção masculina entre 1992 e 1996, com um ouro olímpico - o primeiro do vôlei e de um esporte coletivo na história do Brasil - um título de Liga Mundial, Zé Roberto assumiu a seleção prestes a completar 48 anos substituindo Marco Aurélio Motta, que não tinha conseguido bons resultados e ainda tinha um péssimo relacionamento com as jogadoras da época.

Zé Roberto teve seu primeiro grande desafio a olimpíada de Atenas, onde uma duríssima derrota para a Rússia na semifinal, quando o Brasil vencia por 24 a 19 no quarto set e levou a virada no tie break, o que estigmatizou a seleção erroneamente como "amarelona", o que foi reforçado pelo vice mundial de 2006 e do Pan no Rio de janeiro em 2007

Já em 2008, Zé Roberto comandou um dos times mais dominantes da história, que venceu o ouro olímpico em Pequim com tanta autoridade que apagou qualquer resquício de as jogadoras 'amarelavam' nas grandes decisões. O bi olímpico, com direito a atuação histórica contra a Rússia nas quartas de final, fez de Zé Roberto Guimarães o único técnico tricampeão olímpico da história. Além dos dois ouros, Zé tem uma prata em Tóquio 2021.

No comando da seleção, além das três medalhas olímpicas em cinco edições, Zé tem nove títulos de Grand Prix (atual Liga das Nações), dez sul-americanos, duas copas dos campeões e quatro pódios em mundiais (vice em 2006,2010 e 2022 e terceiro em 2014) e está no Hall da fama do vôlei e do COB e busca a classificação para a sua sexta olimpíada em Paris. 




0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar