Últimas Notícias

Suíça e Espanha estreiam com vitória na Copa do Mundo Feminina de Futebol; Nigéria surpreende Canadá

Foto: Molly Darlington (Reuters)



O segundo dia de jogos consolidou o mundial feminino de 2023 como o "mundial dos pênaltis". Cada um dos três confrontos teve uma cobrança realizada. E o detalhe é que somente um deles seria convertido. Suíça e Espanha garantiram as primeiras vitórias do continente europeu na Copa, enquanto o atual campeão olímpico Canadá ficou no 0x0 contra a Nigéria.

Grupo A – Filipinas 0x2 Suíça



No jogo que fechou a primeira rodada do Grupo A, a Suíça bateu a estreante seleção de Filipinas pelo placar de 2x0 em Dunedin. Os gols do triunfo europeu foram marcados por Ramona Bachmann (em cobrança de pênalti) e Seraina Piubel.

Mas as coisas não se desenharam fáceis para as suíças. Ainda que essas tivessem maior posse de bola desde o princípio do duelo, foi o conjunto Filipinas quem balançou as redes primeiro. Katrina Guillou aproveitou lançamento às costas da defesa e driblou Gaëlle Thalmann antes de finalizar para o fundo das redes.

Entretanto, o gol marcado aos 15 minutos seria anulado por impedimento. A partir daí, a Suíça passou a tomar conta das ações. Especialmente através de Bachmann, referência técnica no campo de frente e que se destacou pela habilidade e a grande movimentação.

A camisa 10 seria a responsável por abrir o marcador aos 45 minutos em cobrança de pênalti. Ela bateu o penal com categoria, no canto direito de Olivia McDaniel. Vale dizer que a discutível marcação veio somente após a ida da árbitra até a cabine do VAR.

A vantagem tranquilizou a Suíça, que passou de vez a controlar o jogo de vez na etapa final. O 2x0 viria aos 19 minutos, com Seraina Piubel (uma das melhores em campo) aproveitando rebote dentro da área e finalizando sem maiores dificuldades para o fundo das redes.

O conjunto europeu continuou tendo a bola nos pés, ainda que sem tanta fome para continuar marcando gols. Mesmo assim, o placar garantiu a liderança às suíças ao final da inaugural rodada do Grupo A por conta do saldo.

Na próxima rodada, a Suíça vai a campo contra a desesperada Noruega. A partida está marcada para terça-feira (25) às 5h. Por outro lado, Filipinas busca recuperação diante da anfitriã Nova Zelândia também na próxima terça. O confronto se inicia às 2h30.

 

Grupo B – Nigéria 0x0 Canadá

Foto: William West (AFP)



O atual campeão olímpico ficou no 0x0 contra a Nigéria em Melbourne. As canadenses chegaram a desperdiçar uma cobrança de pênalti na etapa final, quando a finalização de Christine Sinclair parou em ótima defesa de Chiamaka Nnadozie.



A equipe africana esbarrou nos seguidos erros de passe, e em poucos momentos ameaçou a meta de Kailen Sheridan através de finalizações. A craque Asisat Oshoala foi bem marcada pelo setor defensivo rival e teve raramente conseguiu arrancar em direção ao gol.

Por outro lado, o Canadá começou melhor o confronto e parecia que iria abrir o placar a qualquer momento. Porém, uma até então desorganizada marcação nigeriana foi encaixando com o passar dos minutos e anulando as tramas rivais na região central do campo.

Assim, a primeira etapa se encerraria de maneira equilibrada. O pênalti viria aos cinco minutos da etapa final, após entrada de Francisca Ordega em Sinclair. A própria capitã iria para a cobrança, mas acabaria parando em bela defesa de Nnadozie.

Ainda que as campeãs olímpicas tenham mostrado maior organização nos últimos 45 minutos, ela não se mostraria suficiente para conseguir um golzinho. Por outro lado, a goleira nigeriana se consolidaria como melhor em campo também pela eficiência em deixar a meta.

A Nigéria terminaria o confronto com uma atleta a menos após a expulsão da jovem Deborah Abiodun por entrada dura em Ashley Lawrence já aos 53 minutos. Vale ressaltar que tanto esse lance quanto o pênalti seriam assinalados somente com a ajuda do VAR.

O conjunto africano volta a campo na próxima quinta-feira (27) para o duelo diante da anfitriã Austrália – 7h. Já o Canadá enfrenta a Irlanda na segunda rodada, em confronto marcado para ocorrer na quarta-feira (26) às 9h.

 

Grupo C – Espanha 3x0 Costa Rica

Foto: Marty Melville (AFP)



Já a Espanha inaugurou o Grupo C com um 3x0 para cima da Costa Rica. O placar foi construído ainda no primeiro tempo, quando as europeias desperdiçaram uma cobrança de pênalti. Durante esses 45 minutos, o que se viu foi uma Espanha controlando totalmente o jogo.



A zagueira Valeria del Campo marcou um gol contra a favor das europeias aos 21’. Seis minutos mais tarde, a Espanha já havia conseguido outros dois. Aitana Bonmatí e Esther González seriam as responsáveis por aumentar essa vantagem.

O pênalti desperdiçado aconteceu logo depois, aos 32 minutos. Jenni Hermoso bateu no canto direito e obrigou Daniela Solera a praticar boa defesa. Esse, aliás, foi a quinta penalidade marcada nesses primeiros cinco confrontos da competição.

Foram três boas chegadas da Costa Rica nessa primeira etapa, e em todas elas a atacante Melissa Herrera esteve envolvida. Numa delas, a jogadora do Bordeaux chegou a dividir a bola com a goleira espanhola dentro da área, mas o rebote pararia no pé de uma zagueira rival.

A etapa final viu um conjunto europeu menos intenso na busca por mais gols. Mesmo assim, a goleira Daniela Solera seria figura importante para evitar um placar ainda maior. Como se imaginava, a Espanha não teve maiores dificuldades para impor seu ritmo.

Além de esbarrar na costarriquenha, as espanholas também mostrariam um certo desleixo no momento de finalizar as movimentações. Não raramente as atletas buscavam um toque a mais antes de finalizar ou encontrar um passe já dentro da área das latino-americanas.

A primeira rodada do Grupo C terá o seu complemento na madrugada deste sábado (22), com Japão e Zâmbia se enfrentando no Waikato Stadium (localizado na cidade de Hamilton, Nova Zelândia) a partir das 4h.

0 Comentários

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar