Últimas Notícias

Suécia e Países Baixos conquistam primeira vitória na Copa; Jamaica surpreende e arranca empate diante da França

Foto: Alessandra Tarantino (AP)

O domingo foi marcado por mais três jogos de placares equilibrados e jogos complicados para as equipes tidas como favoritas. Países Baixos e Suécia venceram os seus compromissos com muita ajuda do seu eficiente poderio aéreo. Já a Jamaica conseguiu um feito histórico ao segurar um 0x0 diante da favoritíssima França em confronto que fechou mais um dia de jogos. Esse duelo, lembremos, é válido pelo grupo do Brasil.


Grupo E – Países Baixos 1x0 Portugal



O complemento do Grupo E viu Países Baixos com uma boa movimentação ofensiva e criando um alto número de chances de gol. Entretanto, a equipe pecaria na finalização e venceria o duelo contra a estreante seleção portuguesa somente pelo placar de 1x0.

O gol foi controverso, visto que Jill Roord estava em posição de impedimento e, ainda que não tenha tocado a bola após cabeceio de Stefanie van der Gragt, interferiu no movimento de ação da goleira lusa. A assistente marcou impedimento, mas o VAR acabaria “corrigindo” o lance.

A zagueira Van der Gragt que já havia marcado contra o mesmo conjunto português na Eurocopa de 2022, quando as neerlandesas também venceram por uma vantagem de somente um gol (3x2 à época). Apesar da desvantagem, Portugal não conseguia criar muito no ataque.

Somente Jéssica Silva parecia inspirada, mas era bem vigiada pelas três defensoras rivais e mais a meio campista mais próxima. Assim, Países Baixos acabariam tendo bem menos problemas atrás do que era projetado.

Um destaque foi Lineth Beerensteyn, que teve boa chance na primeira etapa e ainda deixou uma companheira livre para marcar o gol da tranquilidade no segundo tempo. Entretanto, a finalização pararia em Inês Pereira.

A goleira portuguesa seria a principal responsável pelo 1x0, já que realizaria boas defesas e também intervenções fora da meta. O problema para o estreante conjunto luso aconteceu nas regiões mais avançadas do campo, onde o time teve problemas visíveis de construção.

Ambas as equipes voltam a campo no meio da próxima semana. Na quarta-feira (26), Países Baixos fazem o confronto direto contra os Estados Unidos a partir das 22h. Na madrugada do dia 27, Portugal e Vietnã duelam em Hamilton para saber quem chegará à última rodada com chances de classificação. O confronto está marcado para 4h30.

Grupo F – França 0x0 Jamaica

Foto: Rick Rycroft (AP)



O Grupo F nos reservou mais uma grande zebra da Copa do Mundo até o momento. A favorita França ficou no 0x0 contra a Jamaica em confronto onde foi melhor em grande parte dos 90 minutos e criou as chances mais claras de gol.

Mesmo assim, vale demais destacar a ótima participação das defensoras caribenhas. Seja nas figuras da goleira Becky Spencer ou de uma linha de defesa que contou também com muito suporte das meio campistas nos momentos onde a Jamaica buscava fechar espaços.

Nesse aspecto, Jody Brown chamou a atenção. Além de cobrir muito bem o avanço da lateral francesa mais próxima, a atleta se lançava à frente para ajudar o setor de frente quando a Jamaica encaixava um contra-ataque.

Já a França contou principalmente com a bola parada qualificada de Amel Majri para levar perigo. Em cobranças de falta e escanteio e também através de cruzamentos, a craque do Lyon atormentou a linha de defesa da Jamaica.

O problema para as europeias foi a ineficiência nas finalizações. Kadidiatou Diani vem de temporadas de muitos gols marcados, mas não conseguiu aproveitar as chances que teve (especialmente pelo alto). Seria com ela, aliás, a chance mais clara da partida.

Aos 44 do segundo tempo, ela subiu em meio às zagueiras e com um toque de cabeça conseguiu a proeza de acertar o travessão e também a trave logo na sequência. A bola acabaria nas mãos de Spencer ao final do lance.

O único ponto negativo para a Jamaica foi a expulsão de Khadija Shaw, craque do time e que será ausência diante do Panamá na próxima rodada. O lance do segundo amarelo, aliás, foi muito questionado pelas jamaicanas.

De qualquer forma, o confronto envolvendo as Reggae Girlz e as panamenhas acontece no próximo sábado (29) às 9h30. Já a França buscará recuperação contra o Brasil no mesmo dia, mas em jogo marcado para iniciar às 7h.


Grupo G – Suécia 2x1 África do Sul

Foto: SkySports



Outra favorita que sofreu foi a Suécia. Menos mal para o conjunto europeu que viriam os três pontos, o que amenizou uma atuação geral abaixo das expectativas. Já as sul-africanas, montadas para o contra-ataque, mostraram qualidade para atacar os espaços e fariam ótimo jogo.

No primeiro tempo, a bem posicionada África do Sul somente teve problemas em lidar com cruzamentos à área. Especialmente em lances de bola parada. Além disso, o time conseguiu encaixar interessantes movimentos com seu móvel e habilidoso ataque.

Thembi Kgatlana iniciou a partida e foi um verdadeiro tormento. Ela, Hildah Magaia e Jermaine Seoposenwe frequentemente envolviam as defensoras suecas quando acionadas em velocidade e com espaço para percorrer.

Tanto que o 0x0 logo viraria 1x0 a favor das africanas aos três minutos da etapa final. Um lançamento longo buscando Kgatlana acabaria com a atacante vencendo a marcação e finalizando. Mušović fez defesa parcial, e Magaia completou para as redes na segunda trave.

A vantagem quase foi dobrada pouco tempo depois, mas desta vez a goleira sueca conseguiu impedir a finalização de Kgatlana com uma bela defesa. Restou à desorganizada Suécia insistir em lances diretos de bola à área. E foi dessa forma que conseguiria reverter o placar.

Primeiro em um lance de sorte, já que a defesa sul-africana não efetuou o corte de um cruzamento gerado pelo lado direito. A lateral Lebohang Ramalepe furou no momento do corte e a bola bateu em Fridolina Rolfö, que veria a bola superando uma surpresa Kaylin Swart.

Outros dois bons lances foram gerados dessa forma até o gol marcado por Amanda Ilestedt já aos 44 minutos. A zagueira subiu mais alto do que a defesa adversária e tocou de cabeça para definir o marcador a favor das nórdicas.

Lembrando que esse Grupo G retorna na próxima quinta-feira (27). As sul-africanas buscam recuperação diante da Argentina às 21h. Dois dias mais tarde, às 4h30, a Suécia faz o clássico europeu contra a Itália.

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar