Últimas Notícias

Rússia perde o direito de sediar o Europeu de Handebol Feminino de 2026

Bandeiras na sede da EHF. - Reprodução: www.eurohandball.com

 

A Rússia foi destituída do posto de país sede do Campeonato Europeu de Handebol Feminino de 2026 após a invasão do país à Ucrânia no ano passado. A Federação Europeia de Handebol (EHF) lançou um novo processo para encontrar anfitriões alternativos.

 

A Rússia conquistou o direito de sediar o evento pela primeira vez no 14º Congresso Extraordinário da EHF depois que seu único rival, uma candidatura conjunta da Noruega, Dinamarca e Suécia, se retirou. O campeonato aconteceria na VTB Arena em Moscou e no Yubileyny Sports Palace e na Sibur Arena em São Petersburgo.

 

No entanto, após o ataque da Rússia à Ucrânia em fevereiro de 2022, a Rússia foi suspensa da competição pela Federação Internacional de Handebol. Em seguida, o Comitê Executivo da EHF foi informado, em uma reunião em Viena, que a realização do evento na Rússia não é possível dentro do cronograma determinado. 

 

"Portanto, conforme decisão do EXEC {Comitê Executivo}, um hospedeiro alternativo deverá ser procurado pela EHF e informações adicionais sobre o novo processo de concessão serão fornecidas oportunamente", disse um comunicado da EHF.

 

A Federação Russa de Handebol (HFR) também divulgou um comunicado confirmando que foi informada da decisão.

 

"Infelizmente as condições atuais não permitem a implementação oportuna de todas as etapas de preparação para um torneio tão importante. Isso diz respeito a visitas de inspeção de representantes da EHF, suporte técnico das arenas, chegada de torcedores de outros países e outras questões operacionais importantes. Nesse sentido, após consultas com a administração da EHF, foi decidido transferir o Campeonato Europeu 2026 da Rússia para outro país", afirmou o HFR. 

 

A Rússia é uma das principais equipes do mundo, tendo conquistado a medalha de ouro olímpica no Rio 2016 e conquistado o título mundial quatro vezes, no entanto, nunca conquistou o Campeonato da Europa, ficando com a medalha de prata em 2006 e 2018 e o bronze em 2000 e 2008. 

 

O último Campeonato Europeu de Handebol Feminino realizou-se no ano passado, sem a Rússia, na Eslovénia, Macedónia do Norte e Montenegro, com a Noruega a vencer pela nona vez, um recorde. Os campeonatos de 2024 serão disputados na Áustria, Hungria e Suíça, com a edição de 2028 marcada para Noruega, Dinamarca e Suécia.


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar