Últimas Notícias

Na penúltima etapa, Blanka Vas vence pela 1ª vez no Giro D’italia Donne; Veja como foi até aqui

Blanka Vos incrédula com a sua primeira vitória no Giro D'Itália. - Reprodução: eurosport.hu


O Giro D’Itália Donne 2023 vai se aproximando do seu final, com o favoritismo de Annemiek van Vleuten, dos Países Baixos, se confirmando e a ciclista seguindo confortável rumo ao seu quarto título na competição, no entanto a disputa ainda rende grande momentos como reta final da vitória de Blanka Vas, da Hungria, que nesta penúltima etapa, a 8ª de 2023, que foi a sua primeira válida em uma prova do Giro.

 

A 34ª edição do Giro d’Itália Donne, teve início no dia 30 de junho, com uma prova que acabou adiada pelo mal tempo, e segue até 09 de julho, percorrendo 930km por cinco regiões da Itália. A competição é uma das principais provas do calendário do ciclismo feminino.

 

A húngara de 21 anos, Blanka Vas (Team SD Worx), venceu neste dia 08 de julho,  a etapa 8 do Giro d'Italia Donne, superando a norte-americana Chloé Dygert (Canyon-SRAM), que ficou em segundo, e a alemã Liane Lippert (Movistar Team), na terceira colocação. Depois de uma etapa emocionante, marcada pelo calor de até 40° Celsius e com pilotos constantemente pedindo água. Em um sprint no centro da cidade de Sassari, Blanka Vas manteve a calma e segurou os ataques de um grande pelotão, nos 75 metros finais, para vencer.

 

Não houve mudanças reais na classificação geral, restando um etapa para o fim, Annemiek van Vleuten (Movistar Team) mantém uma vantagem de quase quatro minutos sobre Juliette Labous (Team DSM-Firmenich), com Gaia Realini (Lidl-Trek) em terceiro lugar. A neerlandesa, que venceu o Giro ano passado, segue rumo ao seu quarto título do Giro D’italia Donne, após vencer em 2018, 2019 e 2022.

 

Van Vleuten também lidera, com uma vantagem confortável, as disputas por pontos e de montanha, chegando a etapa final com amplo favoritismo em todas as frentes. Entres as jovens ciclistas, a italiana Gaia Realini (Lidl-Trek) é quem lidera, e com mais de 6 minutos de vantagem.

 

Veja como foram as etapas até aqui:

08/07 - Etapa 8 : Blanka Vas (Team SD Worx) venceu pela primeira vez no  Giro d'Italia Donne, superando Chloé Dygert (Canyon-SRAM), na segunda colocação e Liane Lippert (Movistar Team), a terceira colocada, com Annemiek van Vleuten mantendo a camisa rosa para o estágio final neste domingo e chegando como ampla favorita ao título do Giro 2023.


07/07 – Dia de descanso


06/07 - Etapa 7: A etapa final antes do dia de descanso para Sardina foi um desafio de 109,1 km de Albenga a Alassio, onde Annemiek van Vleuten (Movistar) conquistou sua vitória na terceira etapa e ampliou sua liderança na ponta das classificações geral, por pontos e de montanha. 

 

05/07 - Etapa 6: Annemiek van Vleuten frustrou os planos dos ciclistas velocistas, em uma prova que é favorável a estes, e partiu para a frente do pelotão, conquistando e ampliando sua liderança com a camisa rosa. A segunda colocada foi Lorena Wiebes, também dos Países Baixos. A prova foi marcada pelo abandono da alemã Antonia Niedermaier, que havia vencido a etapa 5 mas se envolveu em uma queda. 


04/07 - Etapa 5: A alemã Antonia Niedermaier (Canyon-SRAM) venceu a etapa 5 do Giro liderando sozinha por 24 quilômetros, impedindo que Annemiek van Vleuten (Movistar) vencesse mais uma vez. A italiana Elisa Borghini, uma das ciclistas de maior destaque da Itália, e que venceu a etapa anterior, acabou abandonando após um dura queda em uma descida no final da etapa.


03/07 - Etapa 4: Esta foi a etapa de percurso mais longo do Giro d'Italia Donne 2023, com um início favorável aos velocistas, mas um potencial sprint ao final do estágio, que terminou com uma fuga de três ciclistas com vitória de Elisa Longo Borghini (Lidl-Trek), a norte-americana Veronica Ewers (EF-Education-TIBCO-SVB) em segundo e a líder geral Annemiek van Vleuten (Movistar) em terceira.


02/07 – Etapa 3: Com um final de prova altamente técnico, e um último quilômetro bem disputado consagrou a vitória de Lorena Wiebes (dsm-firmenich), que foi a melhor em um grupo reduzido no sprint final. A prova marcou a queda da brasileira Ana Vitória Magalhães, que teve um ferimento na perna dificultando a continuidade da ciclista na competição.


01/07 - Etapa 2: Annemiek van Vleuten (Movistar) aproveitou uma das poucas etapas com uma subida significativa, e aproveitou para concentrar as energias no Passo della Colla para se isolar na liderança geral já na primeira prova que teve condições de ser realizada na edição 2023 do Giro d’Itália Donne.

 

30/06 - Etapa 1: O  contra-relógio de abertura foi cancelado  devido ao mal tempo e estradas bloqueadas que obrigaram as autoridades a aplicar o Protocolo de Clima Extremo. 

  

Cronograma Giro d'Italia Donne 2023:

1ª etapa- 30 de junho: Chianciano Terme (FI)- Chianciano Terme (FI), 4,4 km

2ª etapa- 1º de julho: Bagno a Ripoli (FI)- Marradi (FI), 102,1 km

3ª etapa – 2 de julho: Formigine (MO)- Modena (MO), 118,2 km

4ª etapa – 3 de julho: Fidenza (PR)- Borgo Val di Taro (PR), 134,1 km

5ª etapa – 4 de julho: Salassa (TO)- Ceres (To), 103,3 km

6ª etapa – 5 de julho: Canelli (AT)- Canelli (AT), 104,4 km

7ª etapa- 6 de julho: Albenga (SV)- Alassio (SV), 109,1 km

Dia de Descanso - 7 de julho

8ª etapa- 8 de julho: Nuoro (SS)- Sassari (SS), 125,7 km

9ª etapa- 9 de julho: Sassari (SS)- Olbia (SS)- 126,85 km - Etapa Final


0 Comentários

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar