Últimas Notícias

Filipe Toledo é o campeão da etapa de J-Bay no circuito mundial de surfe e garante vaga para Paris 2024

Filipe Toledo venceu a etapa de J-Bay (Foto: Beatriz Ryder/World Surf League)
Filipe Toledo venceu a etapa de J-Bay (Foto: Beatriz Ryder/World Surf League)

Filipe Toledo conquistou mais uma vitória impressionante na etapa da África do Sul do Circuito Mundial da WSL, em Jeffrey's Bay. Esta foi a terceira vez que Filipinho venceu essa etapa em sua carreira, consolidando seu domínio nas ondas sul-africanas. Além disso, sua vitória garantiu uma vaga nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, porque o ubatubense é o líder atual do ranking e nenhum outro surfista brasileiro pode alcançá-lo na corrida olímpica.

“É uma sensação maravilhosa. Todo surfista busca ser campeão mundial, mas disputar uma Olimpíada é o ápice em qualquer esporte. Estou muito feliz e espero representar o Brasil da melhor forma no ano que vem”, disse Filipe Toledo após vencer a final.

Na bateria decisiva que garantiu o título da etapa, Filipe Toledo mostrou um desempenho impecável, vencendo com uma pontuação de 18.76 contra 12.60 de seu adversário australiano, Ethan Ewing. Filipinho demonstrou habilidade e técnica ao conquistar ondas de 9.93 e 8.83, deixando Ewing com um 6.93 e um 5.67. Vale ressaltar que Ethan Ewing eliminou Gabriel Medina na fase anterior.

Enquanto Filipe assegurou sua vaga nos Jogos Olímpicos de Paris-2024, outros surfistas brasileiros como João Chianca, que está em 4º lugar no ranking, Yago Dora, 5º lugar, e Gabriel Medina, em 6° lugar, continuam na disputa pela segunda vaga brasileira nos jogos. Infelizmente, os demais surfistas do Brasil já não têm mais chances de se classificar. No feminino, Tatiana Weston-Webb já garantiu sua classificação através do ranking da WSL.

Com essa incrível vitória de Filipe Toledo, o surf brasileiro segue se destacando e conquistando seu espaço no cenário mundial. Agora, todos os olhos estarão voltados para os próximos desafios e competições, enquanto os atletas continuam a buscar sua excelência nas ondas e a representar o Brasil com orgulho nos Jogos Olímpicos.

As vitórias de Filipe Toledo no circuito mundial:

  • 2015 - Gold Coast
  • 2015 - Rio
  • 2015 - Supertubos
  • 2017 - Jeffreys Bay
  • 2017 - Trestles
  • 2018 - Saquarema
  • 2018 - Jeffreys Bay
  • 2019 - Saquarema
  • 2021 - Margaret River
  • 2021 - Surf Ranch
  • 2022 - Bells Beach
  • 2022 - Saquarema
  • 2023 - Sunset (HAV)
  • 2023 - Punta Roca
  • 2023 - Jeffreys Bay

Classificação 10 primeiros Corona J-Bay

Masculino

1 Filipe Toledo (BRA)
2 Ethan Ewing (AUS)
3 Gabriel Medina (BRA)
3 Kanoa Igarashi (JPN)
5 Yago Dora (BRA)
5 Jack Robinson (AUS)
5 Connor O'Leary (AUS)
5 Ian Gentil (HAV)
9 Griffin Colapinto (EUA)
9 João Chianca (BRA)

Feminino

1 Lakey Peterson (EUA)
2 Molly Picklum (AUS)
3 Carissa Moore (HAV)
3 Tyler Wright (AUS)
5 Caroline Marks (EUA)
5 Stephanie Gilmore (AUS)
5 Gabriela Bryan (HAV)
5 Sarah Baum (AFS)
9 Caitlin Simmers (EUA)
9 Tatiana Weston-Webb (BRA)

Próximos passos

A próxima etapa do Circuito Mundial da WSL está programada para acontecer de 11 a 20 de agosto em Teahupoo, no Taiti. Esta será a última etapa antes do aguardado WSL Finals, que será realizado em Trestles, nos Estados Unidos, de 7 a 15 de setembro.

Até o momento, três surfistas já garantiram suas vagas para a etapa final: Filipe Toledo, Ethan Ewing (AUS) e Griffin Colapinto (EUA). Restam apenas duas vagas em disputa, com uma lista de competidores de alto nível que inclui João Chianca, Yago Dora e Gabriel Medina. 

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar