![]() |
Foto: Divulgação/FIE |
A Federação Internacional de Esgrima (FIE) anunciou nesta sexta-feira (28) que a ucraniana Olha Kharlan está liberada para disputar a prova por equipes do Mundial que está sendo realizado em Milão (ITA).
Kharlan, que é detentora de quatro medalhas olímpicas, incluindo um ouro por equipes em 2008 no sabre, enfrentou na quinta-feira (27) a russa Anna Smirnova na fase de 64 da prova individual e acabou ganhando da atleta que compete como neutra por 15-7.
Entretanto, após o jogo, a ucraniana acabou por se recusar a apertar a mão da russa. A russa recorreu após a derrota, permanecendo na pista por 50 minutos sentada em uma cadeira, mas o recurso para que ela avançasse não foi provido.
A ucraniana foi desclassificada recebendo um cartão preto e a búlgara Yoana Ilieva acabou por avançar automaticamente para as oitavas de final.
Na regras da Federação Internacional de Esgrima, o não aperto de mão após o jogo causa o cartão preto, que desclassifica o atleta e o suspende por dois meses.
A FIE decidiu na tarde desta quinta liberar a sabrista para participar da competição por equipes. O presidente interino da entidade, Emmanuel Katsiadakism, se reuniu com Kharlan e após uma reunião com o Comitê Olímpico Internacional (COI), liberaram a ucraniana.
Mas a Federação defendeu a punição de Kharlan na disputa individual. alegando que ela está de acordo com as regras e as penalidades da entidade.
A competição por equipes do sabre feminino começa sábado (29) e a Ucrânia fará a sua estreia contra o Uzbequistão. O Brasil também participa da disputa e encara a Grécia na estreia.
0 Comentários