Últimas Notícias

Fernanda Yara é ouro em dia de sete pódios do Brasil no mundial de atletismo paralímpico

Alexandre Schneider/CPB


Fernanda Yara conquistou seu primeiro título mundial na carreira nesta sexta-feira(14) ao vencer a prova dos 400m da classe T47 (amputadas de membros superiores) durante o Mundial de atletismo paralímpico em Paris, na França. A disputa ainda contou com o quinto pódio duplo do país na competição, com o bronze da potiguar Maria Clara Augusto. 

Fernanda, que tem má-formação congênita no braço esquerdo, abaixo do cotovelo, fez uma prova de recuperação e completou a distância em 57s30 e Maria Clara Augusto, novata em mundiais, finalizou a prova em 58s49.

"Estou sem acreditar nesse título mundial. Apesar de sempre dizer para mim mesma que eu seria campeã mundial. A corredora chinesa na semifinal ficou me marcando [durante a prova], mas na final eu fui para cima” Disse Fernanda.

As outras medalhas do dia foram a prata de Antônia Keyla na prova dos 1.500m da classe T20 (deficiência intelectual). A ex-atleta-guia fez a marca de 4min30s75 e cravou o novo recorde das Américas da disputa. A segunda medalha de prata do Brasil nesta sexta também veio de uma atleta que está pela primeira vez em um Mundial. Wanna Brito cravou 6,80m no arremesso de peso da classe F32 (paralisados cerebrais) e garantiu o segundo lugar.

Os outros três bronzes do dia foram com José Alexandre chegou em terceiro na prova dos 400m T47, com o tempo de 49s00 - Lucas Lima, outro brasileiro na prova, chegou em sétimo (49s43).Bartolomeu Silva fez a sua melhor marca da temporada, 53s04, e conquistou a medalha de bronze nos 400m T37 (paralisados cerebrais); Ariosvaldo Fernandes, o Parré, foi o último brasileiro a conseguir um lugar do pódio no dia ao ficar no terceiro lugar da final dos 100m da classe T53 (que competem em cadeiras de rodas) com o tempo de 14s91.

O restante dos brasileiros em ação no dia foram Suzana Nahirnei que encerrou a decisão do arremesso de peso F46 (amputados de braço) na sexta colocação, com 10,37m. E Daniel Martins e Samuel Conceição, que garantiram vaga na final dos 400m T20 (deficiência intelectual).

O Brasil igualou o número de medalhas da China, mas permanece em segundo por conta das medalhas de ouro (13 dos chineses contra 10 dos brasileiros). O Brasil ainda tem oito pratas e 13 bronzes. confira abaixo os brasileiros em ação neste sábado (15)


ELIMINATÓRIAS

200m T11 

Jerusa Geber 

Thalita Simplício 

100m T35

Fábio Bordignon


SEMIFINAIS

100m T12 

Lorraine Aguiar


FINAIS

Lançamento de disco F11 

Alessandro Silva

Salto em distância T37 

Matheus Evangelista

100m T36 

Rodrigo Parreira

200m T36 

Samira Brito 

400m T20 

Samuel Conceição 

Daniel Martins 

100m T12 

Lorraine Aguiar - se avançar


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar