O presidente do Comitê Paralímpico Internacional (IPC), Andrew Parsons, afirmou, durante um fórum de atletas do IPC, que “as portas estão abertas” para a Coreia do Norte participar dos Jogos de Paris 2024, no entanto, depende da vontade do Comitê Nacional se interessar na participação.
Parsons disse à agência de notícias sul-coreana Yonhap que até o momento, o país tem as mesmas possibilidades de inscrever atletas nos Jogos que qualquer outro Comitê Paraolímpico Nacional.
“Entendemos os problemas que eles têm com a participação internacional, mas muitos outros países também os têm, seja por questões financeiras, seja por estar em uma posição mais isolada perante a comunidade internacional como é o caso da Coreia do Norte, mas, do ponto de vista do IPC, as portas estão abertas para eles. Não temos quaisquer limitações à sua participação", declarou o presidente do IPC.
Parsons confirmou que o IPC está em contato com o Comitê Paraolímpico Nacional (NPC) da Coreia do Norte, e já os avisou de que eles devem participar do calendário internacional e participar do processo de qualificação paralímpica em diferentes esportes.
"Não temos os planos deles em que modalidades vão tentar se classificar ou se querem inscrever atletas em cada competição, porque eles têm autonomia. Temos que esperar o fim do período de qualificação para ver se vão classificar atletas ou não. Claro, gostaríamos de vê-los como parte dos Jogos e quanto mais nações, para nós, melhor", reforçou Parsons.
A Coreia do Norte também tem a opção de se candidatar a vagas por convite por meio do processo bipartido.
"Este convite bipartido é um processo que começa no país, a Coreia do Norte tem que se candidatar, tem que apresentar as suas candidaturas e depois podemos, juntamente com a respectiva Federação Internacional, avaliar e tomar decisões. Não é algo que nós do IPC escolhemos", explicou Parsons.
A Coreia do Norte não participou das Paraolimpíadas até Londres 2012, quando Rim Ju-song nadou na categoria S6 de estilo livre masculino de 50 metros. Ele terminou em sexto e último com o tempo de 0: 47,87. A Coreia do Norte também competiu no Rio 2016, mas não compareceu aos Jogos de Tóquio.
Se a Coreia do Norte comparecer aos Jogos em Paris, eles terão ainda a opção de desfilar juntamente com a Coreia do Sul, sob a bandeira coreana unificada.
"Nossa posição é que respeitaremos novamente o que ambos os Comitês Paralímpicos Nacionais decidirem. Se eles quiserem fazer isso, eles teriam permissão para fazê-lo, é claro, mas isso precisa partir deles. Não podemos forçá-los a marchar juntos e não podemos ser os primeiros a dar o primeiro passo", finalizou Andrew Parsons.
Os Jogos Paraolímpicos de Paris 2024 estão programados para começar em 28 de agosto de 2024.
0 Comentários