Últimas Notícias

IBA deve apelar ao CAS contra a remoção de seu reconhecimento pelo COI

Boxeadores se enfrentam sobre o piso do ringue da IBA. - Reprodução: IBA

 

A Associação Internacional de Boxe (IBA) revelou que irá apelar ao Tribunal Arbitral do Esporte (CAS), contra a decisão do Comitê Olímpico Internacional (COI) de não mais reconhecer a entidade como representante do boxe mundial.

 

Na semana passada, o Conselho Executivo do COI recomendou retirar o reconhecimento do IBA após seu fracasso em cumprir as reformas após questões financeiras e de governança. A decisão sobre o reconhecimento está marcada para ser tomada em uma sessão extraordinária do COI, que será realizada remotamente em 22 de junho.

 

A IBA criticou a medida, descrevendo-a como "verdadeiramente abominável e puramente política" e disse que não "reflete a realidade da situação em que progressos extraordinários em reformas e padrões internacionalmente reconhecidos de boa governança foram implementados".

 

O Conselho Executivo recomendou que a Sessão do COI decidisse que "a IBA não deveria organizar o torneio de boxe dos Jogos Olímpicos Los Angeles 2028". O COI já havia suspendido a IBA em 2019 e, como resultado, este último não estava envolvido na operação de boxe nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.

 

Assim como em Tóquio, os eventos de boxe em Paris 2024 e as competições de qualificação serão realizados pelo COI. Além disso, o boxe foi deixado de fora do programa inicial para as Olimpíadas de Los Angeles 2028, com o COI concluindo em seu relatório que a IBA não teria permissão para organizar o torneio, se o esporte fosse incluído. 

 

Em seu relatório, o COI disse não ter outra opção a não ser suspender o reconhecimento do IBA devido à gravidade da situação.

 

“Apesar das várias oportunidades dadas ao IBA, incluindo o roteiro 2021 a 2023, para atender às várias preocupações com a evolução real e efetiva, o IBA não foi capaz de fornecer os elementos que permitiriam o levantamento de sua suspensão”, disse o relatório do COI.

 

Este foi um impulso para o grupo separatista World Boxing, crescer e dizer que pode ser capaz de assumir a administração do esporte em nível olímpico. O grupo se lançou com o objetivo de manter o boxe "no coração do Movimento Olímpico".

 

"Este é um momento muito significativo, pois oferece uma oportunidade para o esporte passar da liderança corrosiva da IBA, que levou o boxe a um lugar onde seu status como parte do programa olímpico está em dúvida", disse um relatório da World Boxing.


0 Comentários

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar