![]() |
Foto: Divulgação/CBG |
As atenções do mundo da Ginástica de Trampolim voltam-se para Portugal, onde serão disputadas duas etapas seguidas da Copa do Mundo, nos dois próximos finais de semana: Santarém (1º e 2 de julho) e Coimbra (7 e 8). Para se ter ideia do nível das competições, estarão presentes talentos como o campeão olímpico Zhu Xue Ying, da China, e do campeão mundial, o neozelandês Dylan Schmidt.
A etapa de Coimbra e as de Palm Beach (EUA) e Varna (Bulgária), neste ano, vão contar pontos para a qualificação olímpica, assim como outras duas etapas em 2024. Há ainda outras duas rotas que levam para Paris-2024: via Mundial e via classificatórias continentais – no caso das Américas, os Jogos Pan-Americanos de Santiago, que começam no final de outubro.
Santarém será a grande preparação, portanto, para a importante etapa de Coimbra. O Brasil, que vive grande momento na modalidade, chega forte para a competição. Em fevereiro, Camilla Gomes conquistou uma histórica medalha de ouro na etapa de Baku da Copa do Mundo. Como se isso não bastasse, no Campeonato Brasileiro Loterias CAIXA e no Campeonato Pan-Americano de Monterrey, no México, Rayan Dutra conseguiu notas que o colocariam na final do último Mundial – (58.010 no Pan e 57.800 no Brasileiro).
“Esses resultados do Rayan foram muito importantes. Podemos ver que ele está em evolução e tem capacidade de estar entre os melhores do mundo”, afirma Tatiana Figueiredo, Coordenadora da Seleção Brasileira de Ginástica de Trampolim. “Ele é muito talentoso e tem excelente execução”, acrescentou.
Em Santarém, os objetivos da Seleção estão mais relacionados à preparação para Coimbra. “Como é um início de temporada internacional, nessas primeiras etapas de Copa do Mundo nossa meta é ver nossos ginastas entre os semifinalistas e, mais para frente, na final, porque a pontuação de finalista vai deixá-los bem colocados no ranking”, afirma Tatiana.
0 Comentários