![]() |
Foto: COI |
O COI (Comitê Olímpico Internacional) confirmou nesta terça (20), que cinco países declararam interesse em sediar os Jogos Olímpicos de Inverno. São eles: Suíça, Suécia, Estados Unidos, Canadá e o Japão. A informação foi passada pelo diretor executivo do COI, Christophe Dubi, que ainda afirmou que um sexto país manifestou interesse.
Dubi só falou o nome oficialmente dos europeus e dos Estados Unidos, mas Vancouver já disse estar atrás de receber os Jogos em 2030 e Sapporo segue na disputa, apesar da candidatura estar interrompida como reflexo dos escândalos envolvendo os Jogos de Tóquio-2020.
As autoridades suecas divulgaram na semana passada um estudo de viabilidade para receber os Jogos já em 2030, enquanto os suíços deixaram em aberto se querem 2030 ou 2034. Já a cidade de Salt Lake City quer sediar os Jogos em 2034, para criar um espaço entre Los Angeles-2028 e o evento, além de ver a oportunidade de maximizar sua receita.
O andamento da candidatura sueca foi visto como um bom sinal para o presidente da candidatura de Salt Lake City, Fraser Bullock, que afirma que isso pode aumentar as chances de os Jogos voltarem aos Estados Unidos em 2034 – e não em 2030.
A decisão da sede dos Jogos de Inverno de 2030, com possibilidade da definição de 2034, será feita na sessão do COI marcada para 15 a 17 de outubro em Mumbai, na Índia.
0 Comentários