Hoje, às 21h, começa oficialmente a Liga das Nações de Vôlei Masculino 2023 (VNL) para a Seleção Brasileira. O duelo desta noite, que terá transmissão do Sportv, será contra a Alemanha, em Ottawa, no Canadá e conta com o retorno do oposto Abouba, que se destacou nesta temporada jogando pelo Tours, da França. Confira as principais informações sobre a estreia do Brasil na VNL e uma conversa com Abouba.
Na história da VNL Masculina, Brasil e Alemanha já se enfrentaram em quatro oportunidades, todas vencidas pela seleção brasileira. A partida mais recente entre as equipes foi justamente na Liga das Nações do ano passado, quando o Brasil levou a melhor por 3 sets a 1, de virada, em um bom jogo dos alemães.
O técnico Renan Dal Zotto relacionou 14 atletas para a primeira etapa da Liga das Nações, disputada em Ottawa, sendo eles os levantadores Bruno e Cachopa, os opostos Abouba e Alan, os ponteiros Adriano, Arthur Bento, Honorato e Lucarelli, os centrais Flávio, Judson, Otávio e Thiery, e os líberos Maique e Thales.
De volta à lista dos relacionados, fato que não acontecia desde o Sul-americano de 2021, Abouba falou com a equipe do Surto Olímpico por e-mail e destacou pontos importantes sobre a disputa da Liga das Nações, o retorno à seleção e um pouco sobre sua carreira.
Surto Olímpico - Qual o nível de importância da VNL para suas chances de estar com o grupo que vai para o pré-olímpico? Como você está vendo esta sua oportunidade na seleção principal?
Abouba - A VNL é uma competição importante para o Brasil, e creio que, se eu fizer um bom campeonato, aumentarei as minhas chances de estar no Pré-Olímpico para ajudar a assegurar a vaga. Estou muito feliz e motivado. Sempre foi um sonho integrar a seleção brasileira principal e estou dando o meu máximo para ajudar, ao máximo, no que eu puder.
Surto Olímpico - Você volta à seleção após uma grande temporada pelo Tours, da França. Você avalia esta temporada como uma das melhores da sua carreira?
Abouba - Sim, fiz uma temporada muito consistente, jogando três competições em um bom nível, e fui coroado com duas medalhas de ouro. Está sendo a minha melhor temporada até agora.
Surto Olímpico - E antes dessa temporada na França, você teve uma lesão grave em 2021. Como foi o período lesionado e como foi se preparar mentalmente para voltar em alto nível?
Abouba - Foi um momento difícil, que nunca tinha passado antes, nunca tinha me lesionado antes, mas tive apoio da minha família e, principalmente, da minha esposa, que esteve comigo em todos os momentos. Ela me ajudou muito para manter a mente positiva e voltar bem o mais rápido possível.
Surto Olímpico - Você já está a algum tempo atuando fora do país, quais as principais diferenças você percebe no jogo praticado no Brasil e na Europa?
Abouba - Acho que as principais diferenças do campeonato na Europa comparado ao Brasil é o poderio de saque e bloqueio. São fundamentos que trabalhamos muito por aqui e que faz a diferença.
Abouba também destacou sua relação com os Jogos Olímpicos e falou sobre a expectativa de estar no grupo que disputará a próxima edição olímpica em Paris, no ano que vem, e do Pré-olímpico deste ano, a ser disputado no Brasil.
Surto Olímpico - Os próximos Jogos Olímpicos serão disputados na França, onde atualmente você atua por seu clube. Como é a relação da torcida local com o esporte, teremos ginásio cheio durante a competição?
Abouba - O francês virou um grande torcedor do vôlei depois dos últimos resultados da sua seleção. Os jogos no meu clube sempre estavam lotados e acho que será uma ótima atmosfera durante os Jogos Olímpicos.
Surto Olímpico - Pré-olímpico é uma competição muito difícil. Jogar em casa é um diferencial para ajudar na vaga ou a pressão de jogar em casa pode prejudicar?
Abouba - Acho que jogar em casa será uma motivação a mais para nós. Nosso grupo está bem equilibrado, e a torcida, com certeza, será um jogador a mais para conquistarmos essa vaga.
A Liga das Nações de Vôlei Masculino 2023 terá ainda outras duas partidas hoje. Em Ottawa, no Canadá, Estados Unidos encara Países Baixos às 17:30, enquanto a Seleção Brasileira estreia contra a Alemanha, às 21h.
Brasil na Primeira Semana de VNL
O Brasil está no grupo 1 que disputa esta primeira fase em Ottawa, no Canadá, e estreia hoje (07) contra a equipe da Alemanha, às 21h. Em seguida, encara a Argentina no dia 08, também às 21h, depois terá pela frente o duelo contra Cuba, no dia 10 às 17:30 e encerra a primeira semana contra os Estados Unidos no dia 11 às 15:30.
Onde Assistir
O Sportv é o responsável pelas transmissões das partidas da Liga das Nações de Vôlei Masculino 2023 e todas as partidas do Brasil serão transmitidas.
1 Comentários
Como é bom assistir o vôlei com Milton LEITE e William , Rogério correia, Nalbert. É outro nível.
ResponderExcluir