Últimas Notícias

Federação Europeia de Judô planeja participação de russos como neutros em mais eventos

Foto: IJF arquivo

 

A União Européia de Judô (EJU) anunciou que concorda com a participação de atletas russos e belarrussos nas eliminatórias para as Olimpíadas do ano que vem em Paris, depois que eles competiram sob uma bandeira neutra no Campeonato Mundial de Judô. A entidade divulgou um comunicado dizendo que apoiava a decisão da Federação Internacional de Judô (IJF) de liberar os judocas da Rússia e de Belarus para o evento na capital do Catar, Doha.

 

Uma delegação de atletas neutros individuais foi liberada para competir em eventos internacionais após verificações de antecedentes independentes que buscam descartar qualquer apoio público à guerra e que não eram afiliadas às forças armadas. Dois judocas belarrussos e 17 russos disputaram o Mundial que conta para a qualificação olímpica para Paris 2024, mas a presença destes atletas em Doha levou a Ucrânia a boicotar o evento.

 

Espera-se agora que eles sejam permitidos para outras competições depois que a EJU concordar em aderir à abordagem da IJF. "Estamos totalmente alinhados com a IJF. O status quo dos torneios EJU será ajustado de acordo", disse o presidente da EJU, László Tóth.

 

O judoca russo Arman Adamian foi o único integrante da delegação a conquistar o ouro em Doha após conquistar o título masculino até 100 quilos. Outra medalha foi conquistada por Inal Tasoev, que garantiu a prata na categoria acima de 100kg masculino.

 

Sergey Soloveychik, chefe da Federação Russa de Judô, disse estar encantado em ver os judocas de seu país competirem no Campeonato Mundial enquanto buscam se classificar para Paris 2024 e disse que planeja que eles participem de mais eventos.

 

"A federação não tinha um plano de medalhas desta vez, a principal tarefa da Federação Russa é chegar às Olimpíadas, por isso era importante que os atletas se mostrassem dignos no Mundial de qualificação para os Jogos, e eles fizeram isso. Estamos satisfeitos por eles terem participado deste campeonato, que abriu caminho para os Jogos. Esperamos que todos os nossos atletas estejam nas Olimpíadas. Estamos nos preparando para os próximos torneios", disse Soloveychik à agência oficial de notícias russa TASS.


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar