![]() |
Foto: REUTERS/Hannah Mckay |
Daniel Cargnin, um dos principais nomes do judô nacional, deve voltar às competições dentro de dois meses. Esta é a previsão da equipe médica liderada pelo Dr. Rafael Sugino, médico da Confederação Brasileira de Judô, responsável pelo tratamento e recuperação do atleta após a cirurgia de hérnia de disco lombar à qual foi submetido no final de abril.
Cargnin, medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos de 2020, em Tóquio, era uma das grandes esperanças do Brasil para o Mundial de Judô 2023, ocorrido entre 07 e 14 de maio, em Doha (Catar). No entanto, exames de imagem detectaram a hérnia de disco que exigiu uma intervenção cirúrgica realizada pelo Dr. Rafael Sugino, que ocasionou o corte do atleta da competição.
Segundo o médico, o atleta já está realizando fisioterapia e a expectativa é que retorne às competições logo no começo do próximo semestre, a tempo de iniciar sua preparação para o ciclo classificatório para os Jogos Olímpicos de Paris 2024.
“O Daniel está se sentindo muito bem e já está realizando o trabalho de fisioterapia, ao qual vem respondendo de maneira excelente”, afirma Rafael Sugino. “O atleta vinha sofrendo bastantes dores nos glúteos, que irradiavam para a perna gerando formigamentos e com considerável piora dos sintomas ao adotar posições simples, como sentar-se ou deitar-se. Felizmente, esta localização das dores foi um dos elementos mais importantes para o sucesso deste tipo de cirurgia, pois a liberação do nervo com uma cirurgia muito pequena é capaz de resolver o problema do atleta, diferente de quando a dor é predominantemente nas costas”, completa.
A hérnia de disco, que acomete cerca de 5,4 milhões de brasileiros segundo o IBGE. A predisposição genética é o principal fator que influencia a formação de hérnias de disco, além de envelhecimento, hábitos (ex. prática de esportes, nível de fortalecimento muscular da região) e a sobrecarga ou alta frequência no uso da região lombar. O cultivo de hábitos saudáveis de vida é o principal ativo para a prevenção da hérnia de disco, como a prática regular de atividade física, controle do peso corporal, a realização de exercícios de alongamento e o fortalecimento da musculatura abdominal e paravertebral.
0 Comentários