Últimas Notícias

Suíça intensificará negociações com COI para sediar Jogos Olímpicos de Inverno no futuro

Arcos olímpicos em cor gelo, durante abertura de jogos de inverno 2022
Foto: Tobias SCHWARZ / AFP arquivos

 

O Comitê Olímpico Nacional da Suíça revelou sua intenção de intensificar as negociações com o Comitê Olímpico Internacional (COI) sobre uma possível licitação, para uma futura edição dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Inverno. Um comunicado foi emitido revelando os interesses renovados para formar uma candidatura suíça para os Jogos.

 

O Conselho Executivo Olímpico Suíço decidiu pedir ao COI que passe do "diálogo informal" para o "diálogo contínuo". A medida aumenta a perspectiva de uma candidatura suíça para os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Inverno de 2030, enquanto o COI luta para garantir um anfitrião para o evento.

 

No entanto, a Swiss Olympic insistiu que o diálogo com o COI "não se refere a um ano específico" dos Jogos. O Comitê nacional, liderado por Jürg Stahl, disse que a decisão de passar para a próxima etapa do processo significa que será o "único ponto de contato para o COI no que diz respeito a uma candidatura suíça e, assim, pode agrupar diferentes projetos e as forças por trás deles ".

 

"Como parte desse diálogo, a Swiss Olympic examinará se as condições para uma possível candidatura olímpica suíça foram atendidas. Isso ocorre porque os requisitos do COI para a concessão e realização dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos mudaram.", diz um comunicado da Swiss Olympic.

 

"Nos próximos meses, portanto, em estreita cooperação com as federações de esportes de inverno, será mostrado como seriam os Jogos de Inverno na Suíça, levando em consideração essas novas condições. O conhecimento e as necessidades das federações de esportes de inverno serão levados e incorporados neste processo”.

 

O comunicado ainda ressalta que uma nova candidatura suíça só será considerada após uma análise cuidadosa. "Um conceito de licitação só terá chance se for sustentável e a realização dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos deixar um legado além do esporte - para a sociedade, a economia e a Suíça como um local de inovação", concluiu o comunicado da Swiss Olympic.

 

Espera-se que o Escritório de Coordenação dos Jogos Olímpicos de Inverno na Suíça, criado pela Swiss Olympic em maio de 2022, continue a liderar a exploração de uma possível candidatura olímpica.

St. Moritz sediou as Olimpíadas de Inverno em 1928 e 1948, mas a Suíça não sediou o evento desde então, apesar de seu sucesso nos Jogos e de ser o país sede do COI. No entanto, realizou com sucesso os Jogos Olímpicos da Juventude de Inverno em Lausanne em 2020.

 

O público suíço se recusou a apoiar uma candidatura para os Jogos Olímpicos de Inverno de 2026 por temer os custos após uma votação em 2018. Os eleitores das estações de esqui de luxo de St. Moritz e Davos, além de seu cantão natal, também rejeitaram uma candidatura para os Jogos de 2022.

 

A Suíça uniu forças com a França e a Itália para concorrer à edição de 2030, mas Chamonix se descartou em janeiro, poucas horas depois que a proposta se tornou pública.

 

O interesse renovado da Swiss Olympic vem depois que o Comitê Olímpico Sueco (SOK) anunciou em fevereiro que estava pensando em jogar seu chapéu no ringue para sediar os Jogos dentro de sete anos. Um estudo preliminar está em andamento para analisar a viabilidade de uma oferta sueca antes que um relatório provisório seja apresentado à Assembléia Geral do SOK em 20 de abril.

 

Apesar de não haver um favorito claro para o evento, o diretor executivo dos Jogos Olímpicos do COI, Christophe Dubi, afirmou que houve "interesse renovado". Sapporo era o favorito para garantir os direitos de hospedagem em 2030, mas a oferta foi "pausada" devido à crescente raiva do público após um escândalo de suborno envolvendo Tóquio 2020. Vancouver também não é uma certeza depois que o governo da Colúmbia Britânica anunciou que não financiaria uma licitação.

 

Salt Lake City disse que estava preparado para entrar na brecha, mas está ansioso para a edição de 2034 para evitar conflitos com patrocínios para os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Los Angeles em 2028.

 

Em dezembro de 2022, o COI adiou seus planos de confirmar um anfitrião para os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Inverno de 2030 na Sessão deste ano em Mumbai, após problemas com várias partes interessadas.


0 Comentários

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar