![]() |
Ditto Titus Ika conquistou a medalha de prata para Nauru/Reprodução Facebook |
Nauru, o terceiro menor país do mundo (atrás apenas de Vaticano e Mônaco) e também o terceiro país com menor número de habitantes (atrás de Vaticano e Tuvalu) competiu, entre os dias 25 de março a 1º de abril no Campeonato Mundial sub-17 de Levantamento de Pesos de 2023, realizado na Albânia.
A pequena ilha de pouco mais de doze mil habitantes (a título de comparação a cidade de São Paulo tem quase 100 vezes mais habitantes) é independente desde 1968 e é a menor nação dentre os membros do Comitê Olímpico Internacional. Apesar de nunca ter ganho uma medalha olímpica, esteve presente em todos os jogos olímpicos desde 1996 em Atlanta, com a maior parte dos seus atletas provenientes do halterofilismo. E ao que tudo indica, continuará competindo.
No Campeonato Mundial sub-17 de Levantamento de Peso de 2023, Nauru levou 6 atletas. Na categoria 49kg masculina, Johannes Adam ficou em 13º no arranco, 14º no arremesso e 13º no total. Na categoria 67kg masculina, Ditto Titus Ika ficou em 11º no arranco, 2º no arremesso, o que lhe valeu a medalha de prata e 5º no total.
Nas categorias femininas o país também esteve presente. Na classe 49kg, Tahaisha Grundler ficou em 13ª no arranco, no arremesso e no total. Na 55kg, classe que também teve a brasileira Beatriz Kamile de Lima Santos, a atleta nauruana My-Only Stephen ficou em 14ª no arranco, 12ª no arremesso e 14ª no total. Na categoria 59kg, Jo Beth Deireragea terminou em 17ª no arranco, no arremesso e no total. Por fim, na 64kg, Femily Crystie Notte terminou em 6ª no arranco, 8ª no arremesso e 6ª no total.
No quadro de medalhas feminino Nauru terminou em 28º, à frente de países como França, Polônia, Espanha e até do próprio Brasil. (o quadro de medalhas não considera apenas as medalhas, mas também as posições finais de cada atleta). Já no masculino a pequena ilha finalizou em 15º dos 45 países com representantes.
0 Comentários