Últimas Notícias

Designer brasileiro vence concurso para desenho das medalhas dos Jogos de Inverno da Juventude Gangwon-2024

No centro, a medalha de ouro, na direita a de prata e na esquerda, a de bronze. Em ambas há detalhes em relevo
Medalhas de Gangwon-2024 (Foto: Divulgação/COI)


O designer brasileiro Dante Akira Uwai, formado em Arquitetura e Urbanismo, pela Universidade de Brasília, foi anunciado nesta terça (4), como o vencedor do concurso que escolheu o desenho das medalhas dos Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude de Gangwon-2024. O nome do seu projeto é "Um futuro brilhante" e venceu mais de 3 mil desenhos.

Segundo o COI (Comitê Olímpico Internacional), o projeto é interpretação geométrica do lema da próxima edição dos Jogos, "crescer juntos, brilhar para sempre". O crescimento é visto através das linhas verticais, enquanto a diversidade de atletas é retratada através de recortes e mudanças de textura. 

A variedade de formatos nos desenhos reforça a diversidade e passa também a mensagem de que todos podem contribuir para a paz e a coexistência, enquanto o polimento dos acabamentos criam pequenas faíscas de luz, mostrando o desejo de nos superarmos e mudarmos positivamente o mundo.

Dante contou que não queria que sua medalha não fosse apenas vista, seu desejo é que olhassem para ela como uma escultura. 

“Eu não queria que a medalha fosse uma moldura para uma pintura, apenas para ser vista. Eu queria que fosse tratado como uma escultura. Algo que pudesse ser apanhado, visto de diferentes ângulos e sentido por sua textura. Acho que a medalha tem muito disso e isso foi muito importante para mim".

Esquema com desenho em branco em fundo preto
Explicação do desenho (Foto: Divulgação/COI)

O vencedor do concurso para Lausanne-2020, Zakea Page, participou do julgamento deste ano e elogiou o trabalho do brasileiro. "Este projeto é um vencedor digno e uma bela interpretação dos valores da Juventude Jogos Olímpicos. Para mim, é uma reminiscência das tradicionais lanternas de papel que são uma marca registrada da celebração da República da Coreia, penduradas como copas em torno dos templos e em desfiles... até mesmo espalhadas pelas ruas de Seul". 

A parte de trás da medalha será projetada pelo Comitê Organizador Local de Gangwon-2024 e trará elementos da cultura coreana. Os Jogos acontecerão entre 19 de janeiro e 1 de fevereiro de 2024.

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar