![]() |
Foto: COI |
Em encontro realizado em Lausane, na Suíça, com o presidente do COI (Comitê Olímpico Internacional), Thomas Bach, uma delegação representando o México entregou uma carta demonstrando o interesse em sediar os Jogos Olímpicos em 2036 ou 2040.
Na delegação estavam o presidente do Comitê Olímpico Mexicano (COM), José Alcalá e o secretário de relações exteriores do país, Marcelo Ebrard.
Sede dos Jogos Olímpicos de 1968 na Cidade do México, o país também recebeu os Jogos Pan-Americanos de 2011 em Guadalajara e ainda terá dez jogos da Copa do Mundo de 2026, sediada em conjunto com Canadá e Estados Unidos.
No segundo semestre do ano passado, o país chegou a lançar candidatura para 2036. Além deles, Indonésia, Catar, Índia, Egito, Turquia (Istambul) e Reino Unido (Londres) já demonstraram interesse.
No encontro, Ebrard falou a Bach que "a iniciativa é motivada pelo momento histórico que o México está vivendo, no qual os maiores valores de seu povo estão sendo revelados e a sociedade está se tornando mais participativa". Em resposta, o presidente do COI agradeceu ao México pelo interesse em receber os Jogos no futuro.
Primera visita de un Secretario de Relaciones Exteriores de México al Comité Olímpico Internacional en los últimos 55 años. pic.twitter.com/wKyevlXZAT
— Marcelo Ebrard C. (@m_ebrard) March 24, 2023
O país da América do Norte não falou qual cidade será candidata, mas ressaltou que vários de seus municípios tem infraestrutura para isso. O projeto para voltar a receber uma edição olímpica vem nos 100 anos do movimento olímpico no pais.
0 Comentários