![]() |
Foto: REUTERS/Ueslei Marcelino |
A Associação Internacional de Boxe (IBA) desafia o Comitê Olímpico Internacional e publicou nesta segunda-feira (20) o seu próprio sistema de qualificação para os Jogos Olímpicos de 2024, em Paris.
De acordo com o documento, serão 248 vagas, 124 para homens e 124 para mulheres. Elas seriam distribuídas através dos Mundiais, torneios continentais, ranking mundial, país sede, Qualificação Mundial e Universalidade.
A entidade está suspensa do COI desde 2019 por causa de problemas financeiros, governança e com juízes. A modalidade foi organizada em Tóquio 2020 e será organizada em Paris 2024 pelo próprio Comitê Olímpico, através de forças-tarefa.
Esse ano acontecerão os mundiais tanto masculino quanto feminino, que já sofrem com boicotes de diversos países, com Estados Unidos, República Tcheca, Irlanda, Suécia, Suíça, Países Baixos e Grã-Bretanha já anunciaram que não devem participar das competições.
O presidente da entidade, o russo Umar Kremlev, disse que assumiu o papel de federação internacional para dar um claro caminho para os atletas e criticou o COI por atrasos e a falta de um sistema claro de classificação. Kremlev e o COI tem entrado em atrito costumeiramente, com a entidade olímpica chegando a ameaçar o boxe de ser excluído já em Paris.
Para conferir o documento, clique aqui.
0 Comentários