Participação de russos ainda é dúvida, mas a rejeição é certeza (Foto: Benoit Tessier/ Reuters) |
O governo do Reino Unido publicou nesta segunda (20), uma declaração com apoio de mais de 30 países, incluindo França, Estados Unidos e Alemanha, declarando apoio a um banimento de atletas russos e bielorussos dos Jogos de Paris-2024.
Na declaração, são levantados pontos como a deterioração da situação da guerra na Ucrânia desde a suspensão dos dois países, a ligação entre atletas russos e as suas forças militares.
Os países ainda falaram que Rússia e Belarus podem pavimentar o caminho de participação dos seus atletas, se elas encerrarem a guerra que eles mesmo começaram e idealizaram.
"Quaisquer planos para permitir que atletas russos e bielorrussos participem em Paris não tem credibilidade. Com a perspectiva de tanques do Reino Unido, Estados Unidos e parceiros europeus chegando à Ucrânia nas próximas semanas, e o presidente Zelenskyy expressando sérias preocupações de que uma ofensiva de primavera da Rússia seja iminente, instamos o COI a reconsiderar sua posição", diz a declaração.
Assinaram-a, Itália, sede dos próximos Jogos de Inverno, a Grécia, berço das Olimpíadas, Estados Unidos, sede dos Jogos de 2028, o Japão, sede da última edição dos Jogos de Verão, Austrália, que será sede em 2032 e a França, país sede dos próximos Jogos.
Na invasão, já foram registradas as mortes de 238 atletas e técnicos ucranianos.
0 Comentários