Últimas Notícias

Coreia do Sul exigirá esclarecimentos sobre a participação da Rússia nos Jogos Asiáticos

Divulgação: www.hangzhou2022.cn


O Comitê Olímpico e Esportivo Coreano (KSOC), órgão olímpico sul-coreano, disse nesta quarta-feira (01) que buscará mais esclarecimentos com a OCA (Conselho Olímpico da Ásia), principal organização esportiva asiática, sobre a decisão de permitir que atletas da Rússia e de Belarus possam competir no maior evento multiesportivo do continente. Os 19º Jogos Asiáticos serão realizados em Hangzhou, na China, de 23 de setembro a 8 de outubro deste ano.

 

Após a invasão da Ucrânia pela Rússia no ano passado, atletas da Rússia e de Belarus foram proibidos pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) de competir em eventos esportivos internacionais usando suas bandeiras. Nos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim em 2022, no entanto, os atletas dos dois países foram autorizados a participar como neutros.

 

No mês passado, o COI manteve as portas abertas para atletas russos e belarussos competirem sob bandeiras neutras nos Jogos Olímpicos de Paris em 2024, apesar dos repetidos pedidos da Ucrânia de proibição total desses atletas. A OCA então os convidou para os Jogos Asiáticos, uma importante qualificação olímpica.

 

"A OCA acredita no poder unificador do esporte e que todos os atletas, independentemente de sua nacionalidade ou passaporte que possuam, devem poder competir em competições esportivas", dizia o comunicado da OCA.

 

De acordo com o KSOC, a OCA notificou seus 45 estados membros sobre a participação da Rússia e de Belarus nos Jogos Asiáticos na segunda-feira (30), sem qualquer consulta prévia. A OCA disse que 500 atletas dos dois países não serão elegíveis para ganhar medalhas e também prometeu garantir que os atletas asiáticos não sejam colocados em desvantagem em sua tentativa de se classificar para as Olimpíadas de Paris.

 

"Com a participação de atletas russos e belarussos, a realização de eventos eliminatórios nos Jogos Asiáticos pode apresentar alguns problemas. Perguntaremos à OCA como ela lidará com essas situações e também em quais esportes estes atletas competirão nos Jogos do continente." disse um oficial do KSOC.

 

Ter atletas não asiáticos nos Jogos Asiáticos não é inédito. A OCA convidou atletas da Austrália e da Nova Zelândia para os Jogos Asiáticos de Inverno de 2017 em Sapporo, no Japão, na competição eles também não receberam medalhas.


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar