Últimas Notícias

Brasil conquista duas vagas para Paris-2024 no ciclismo paraliímpico

 

Lauro Chaman está em cima da bicicleta, pedalando, com macacão verde e amarelo com a bandeira do Brasil. Lauro é branco e range os dantes durante a competição
Lauro Chaman nos Jogos Paralímpicos de Tóquio-2020 (Foto: Juan Bautista Benavent / CBC)

O CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro) confirmou nesta quinta (23), a confirmação de duas vagas para o Brasil no ciclismo para os Jogos Paralímpicos de Paris-2024. As vagas são do país e podem ser usadas nas provas de pista e de estrada.

Estas primeiras vagas vieram do ranking internacional por país da UCI de 2022 (União Internacional de Ciclismo), levando em conta a posição de cada país no seu continente. Os melhores países levaram uma vaga para cada gênero. 

O Brasil é o líder masculino das Américas com 4.490 pontos, contra 3.271 dos Estados Unidos e 3.027 da Colômbia. Já no feminino, o país é o segundo com 3.144 pontos contra 3.440 dos Estados Unidos.

Para manter as vagas, o país precisa participar com no mínimo, um atleta nos Campeonatos Mundiais de estrada ou pista 2023/2024 ou de alguma etapa da Copa do Mundo de estrada até 30 de junho do ano que vem. 

Edilson Rocha "Tubiba", coordenador do ciclismo paralímpico na Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) comemorou as primeiras vagas. "A sensação é de estarmos no caminho certo. Conseguimos conquistar as duas vagas disponíveis nesse primeiro momento. Agora, é continuar trabalhando e seguindo o nosso planejamento para fechar a fase de classificação com o maior número possível de vagas para Paris 2024".

A previsão da divulgação da lista final das vagas é no segundo trimestre (entre abril e junho) de 2024. Nos dias 4 e 5 de março, acontecerá em Ribeirão Preto, a primeira etapa da Copa Brasil de ciclismo Paralímpico, valendo pontos no ranking mundial.

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar