Últimas Notícias

Atletas do Levantamento de Pesos de Rússia e Belarus aguardam COI para competir no Europeu

 

Atleta do levantamento de pesos durante competição com o peso erguido
Foto: Thomas B. Shea / USA TODAY Sports

Rússia e Belarus inscreveram coletivamente 65 atletas para o Campeonato Europeu de Halterofilismo, que será realizado na Armênia em abril, no entanto, se eles poderão ou não competir está fora de suas mãos. A menos que o COI dê a estes atletas um caminho para as competições de qualificação nas próximas semanas, talvez como competidores "neutros", eles não poderão se classificar para o levantamento de pesos em Paris 2024.

 

O tempo está se esgotando para ambas as nações, cujos levantadores de peso não serão elegíveis para se qualificar para os Jogos Olímpicos de Paris 2024, a menos que participem de pelo menos uma competição de qualificação antes de meados de junho. Eles perderam o primeiro qualificador, o Campeonato Mundial da Federação Internacional de Halterofilismo (IWF) de 2022 na Colômbia em dezembro, por causa de sanções impostas a ambas as nações pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) após a invasão da Ucrânia há um ano.

 

Os campeonatos continentais em abril e maio fornecem a próxima oportunidade para possíveis atletas olímpicos, e o terceiro evento de qualificação é o IWF Grand Prix em Havana, Cuba, em junho. As listas de classificação são compiladas após cada competição classificatória, e quem não constar nas listas após o GP de Cuba não poderá participar de cinco eventos - o mínimo exigido nas regras de qualificação - antes da qualificação terminar em abril do ano que vem.

 

Antonio Conflitti, presidente da Federação Europeia de Halterofilismo (EWF) disse esperar uma atualização do COI em meados de março. Rússia e Belarus foram autorizadas a fazer inscrições preliminares para o Campeonato Europeu "como um detalhe técnico, não como uma decisão de que podem competir", encerrou Conflitti.

 

Se seus atletas tivessem sido impedidos de fazer inscrições preliminares, eles não poderiam se beneficiar de nenhuma decisão do COI, caso este tomasse uma decisão a seu favor antes do prazo final de inscrições, 15 de março. No topo de cada página de entradas preliminares, o EWF afirma: "A participação de russos e Belarus está sujeita a revisão e recomendações/decisão atualizadas do COI e do IWF."

 

Quando a Comissão de Atletas da IWF realizou uma pesquisa nas mídias sociais, quase 75% dos 2.000 atletas e oficiais que responderam disseram que eram contra a ideia de levantadores de peso da Rússia e de Belarus competirem em Paris ou em qualquer competição da IWF sob uma bandeira esportiva neutra.

 

A IWF está aguardando mais atualizações do COI e não quis comentar sobre a situação, referindo-se à sua declaração feita em 26 de janeiro, que dizia: "A IWF se solidariza com a Ucrânia e reafirma seu apoio às sanções do COI contra a Estado e governo russo e belarrusso.

 

"A IWF acredita fortemente na missão unificadora do esporte e do Movimento Olímpico e dá as boas-vindas à exploração de um caminho para atletas russos e belarrussos competirem sob condições estritas. A IWF manterá as atuais medidas de proteção em vigor enquanto este caminho é considerado”.

 

O prazo final de inscrições para o Campeonato Asiático - que poderia ser mais uma opção para atletas da Rússia e de Belarus é 5 de abril e para Cuba provavelmente na primeira semana de maio, dependendo das datas precisas do Grande Prêmio, que ainda não para ser consertado.

 

O técnico da equipe de levantamento de peso da Rússia, Ibragim Samadov, disse ontem que sua federação havia "formulado pedidos de participação no Campeonato Europeu", que acontece em Yerevan, capital da Armênia, de 15 a 23 de abril. "Mais adiante, agiremos de acordo com a situação", disse Samadov à agência oficial de notícias estatal russa TASS.

 

Nas inscrições preliminares para Yerevan, duas mulheres russas registraram os maiores totais de inscrições no topo de sua categoria de peso. Na categoria até 81 quilos Daria Akhmerova e Iana Sotieva, ambas russas, lideram as inscrições em 252kg e 251kg e as atletas com o terceiro e quarto maiores totais são ambas da Ucrânia - Iryna Dekha e Alina Marushchak.

 

Até 87kg, a ex-campeã mundial e recordista mundial dos superpesados ​​Tatiana Kashirina lidera os inscritos com um total de 275kg, à frente da campeã mundial norueguesa Solfrid Koanda. Kashirina voltou a treinar no ano passado depois que uma acusação de doping contra ela, com base em dados históricos do Laboratório de Moscou, foi retirada pela agência nacional antidoping da Rússia.

 

Em comunicado na última sexta-feira (17 de fevereiro), o COI disse: "Nenhuma decisão foi tomada sobre a participação de atletas com passaporte russo ou belarrusso nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. O tema em discussão é sobre sua participação em competições internacionais na Ásia na próxima temporada esportiva de verão."


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar