Últimas Notícias

Saltador Almir Júnior viaja para camping de treinamento em Portugal e Turquia


O saltador Almir Cunha dos Santos, o Almir Júnior, já está com todas as suas atenções voltadas para a temporada de 2023. Tanto assim que viajou nesta segunda-feira (31/10) para Portugal e, em seguida, vai para Antalya, na Turquia, para um importante camping de treinamento que prosseguirá até o dia 18 de dezembro.

Neste tempo todo, Almir integrará o grupo de atletas do treinador José Eduardo Sousa Uva, que tem a portuguesa Patrícia Mamona, vice-campeã olímpica em Tóquio-2021, como um grande destaque.

Em Antalya, o grupo ficará no Gloria Sports Arena, um complexo moderno e com amplos recursos. “Não conheço o local, mas recebi boas recomendação do Piu, que esteve lá este ano”, disse Almir, referindo-se a Alison dos Santos, campeão mundial dos 400 m com barreiras. Em Portugal, ficará no Centro Desportivo Nacional de Jamor, em Oeiras, na grande Lisboa.

O ano de 2022 não começou bem para Almir. Embora convocado, ele teve de pedir dispensa da seleção brasileira que foi ao Mundial Indoor de Belgrado, na Sérvia, por lesão. Voltou aos poucos. Venceu o GP Brasil, no dia 1 de maio, com 17,04 m (0.7), em São Paulo, e o Troféu Brasil de Atletismo, no dia 25 de junho, com 16,90 m (1.4), no Rio de Janeiro.

O ano, porém, foi muito bom, na avaliação do atleta mato-grossense, nascido em Matupá e criado em Peixoto de Azevedo, que defende a Sogipa, de Porto Alegre (RS). “Consegui levar a temporada. Não consegui fazer grandes marcas, mas fiquei em sétimo no Mundial do Oregon e entre os seis finalistas da Liga Diamante, em Zurique”, comentou. “2022 foi muito legal e marcou meu retorno às grandes competições.”

Ex-atleta do salto em altura, Almir Júnior fechou a temporada com as 10 melhores marcas do Ranking Sul-Americano de 2022 no salto triplo – e três acima dos 17 metros. O melhor resultado foi obtido na final da Liga Diamante, quando ficou em quinto lugar, com 17,10 m, em Zurique, na Suíça, no dia 8 de setembro.

“Estou animado para fazer o circuito indoor do ano que vem, disputar o Mundial de Budapeste e os Jogos Pan-Americanos de Santiago. São competições importantes e todas visam a Olimpíada de Paris-2024”, comentou Almir, medalha de prata no Mundial Indoor de Birmigham-2018, na Grã-Bretanha, com 17,41 m.

O recorde pessoal de Almir é de 17,53 m (0.3), alcançado no dia 12 de maio de 2018, em Guadalupe, possessão francesa no Caribe. “Quero aproveitar para agradecer o apoio que tenho recebido da Confederação Brasileira de Atletismo e do Comitê Olímpico do Brasil em minha preparação para Paris”, disse o saltador.

Para o treinador José Haroldo Loureiro Gomes, a Arataca, que o acompanha em Porto Alegre, “Almir está numa fase madura e é sempre bom estar na Europa, criar bons relacionamentos, mais oportunidades de competições. A língua ajuda muito. É um facilitador”, disse o treinador, que acompanhou a mudança do salto em altura para o salto triplo.

Foto: CBAt

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar