Últimas Notícias

Em sua primeira competição após lesão, Gabriel Medina conquista a etapa de Saquarema do Challenger Series

Gabriel Medina é campeão da etapa de Saquarema do CS (Foto: Daniel Smorigo/WSL)


O tricampeão mundial Gabriel Medina conquistou nesta segunda (7), a etapa de Saquarema do Challenger Series, divisão de acesso da WSL. Gabriel já está garantido na elite em 2023, mas competiu como convidado e venceu logo no seu retorno ao mar.

A sua lesão foi exatamente em Saquarema, durante a etapa do CT. Na época, ele havia sofrido uma lesão ligamentar no joelho e perdeu o resto da temporada. Coincidência ou não, esse é o primeiro título dele nas praias fluminenses e veio após ele derrotar Ramzi Boukhian por 13.67 a 13.43. 

A decisão começou com Medina fazendo mais um pequeno aéreo e com um pequeno problema na aterrissagem, ele recebeu 5.00 dos juízes. Mas o marroquino deu duas fortes pancadas na sua onda e foi para a liderança com a nota 7.00.

Com uma onda parecida, Ramzi recebeu 6.43 e tinha a vantagem de 13.43 a 6.67 no placar. Neste momento, Medina precisava de 8.43 para vencer. Foi então, que o brasileiro pegou uma boa direita, deu uma pancada no lip, fez o cutback e ainda deu mais uma pancada na junção e conseguiu um 7.17, passando a ter que fazer 6.26 para virar.

Fazendo as mesmas manobras em uma onda um pouco menor a quatro minutos do fim, Gabriel fez 6.50 e garantiu a vitória, fazendo a festa da torcida na praia de Itaúna.  

Quartas e semifinal

O dia começou com Medina enfrentando o francês Maxime Huscenot pelas quartas de final e passou com um pequeno aéreo (5.00) e uma onda pequena feita com boas rasgadas (5.40), assim fazendo 10.40 a 7.77 no placar.

Na semifinal, ele enfrentou o também brasileiro João Chianca, o Chumbinho. A vitória podia dar a grande chance para João voltar a elite do surfe, uma vez que ele competiu na primeira parte da temporada 2022. Chumbinho havia acabado de vencer o australiano Kalani Ball por 13.80 a 13.77.

A bateria foi parelha e João começou na frente com uma onda marcada em 4.83 contra 4.17 de Medina. Chumbinho aumentou a vantagem com uma direita bem surfada, somando 5.77, mas o tricampeão reagiu com um 4.87 e virou com um pequeno aéreo, recebendo 6.00. O placar final ficou em 10.87 a 10.60.

A vitória de Medina em cima do marroquino, ajudou João no ranking e além de deixar mais uma vaga em aberto, colocou Chumbinho na oitava colocação, entrando na zona de acesso.

No feminino, Summer Macedo perdeu para Amuro Tsuzuki (JPN) por 13.64 a 7.90 nas quartas de final e não tem chance de subir para o CT. Luana Silva é a brasileira melhor colocada e caiu de nona para 14ª nesta etapa. 

A próxima e última etapa do CS será em Haleiwa (HAW) entre os dias 26/11 e 7/12 e decidirá as cinco classificadas no feminino e os dez no masculino.


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar