Últimas Notícias

Comitê Paralímpico Russo deve apelar contra suspensão do Comitê Internacional

Foto: IPC
 

A decisão do RPC (Comitê Paralímpico Russo) é de que haverá recurso contra a suspensão da sua filiação ao Comitê Paralímpico Internacional (IPC). A Assembleia Geral Extraordinária do IPC de quarta-feira votou pela suspensão do Comitê Russo (RPC) e do Comitê Paralímpico de Belarus (NPC), por não cumprirem as obrigações de associação, de acordo com a Constituição da organização.


Pavel Rozhkov, presidente do Comitê Paralímpico Russo, confirmou que exercerá seu direito de apelação: "A Carta do IPC sugere que temos a possibilidade de recurso, estamos estudando todos os documentos sobre esse recurso. Achamos que temos o suficiente, não há reclamações sobre o não cumprimento da Carta. ", disse Rozhkov.


Em uma longa declaração criticando a decisão da associação, o RPC acusou as autoridades alemãs de "interferência política no esporte paraolímpico", alegando que Rozhkov foi forçado a comparecer virtualmente depois que o pedido de vistos da delegação foi rejeitado.


O presidente do Comitê Olímpico Russo, Stanislav Pozdnyakov, cuja presença na Assembleia Geral da Associação dos Comitês Olímpicos Nacionais, em Seul, no mês passado levou a boicotes da Grã-Bretanha e da Letônia e a uma retirada da Dinamarca durante sua apresentação em vídeo, escreveu em rede social que a decisão do IPC foi "verdadeiramente nojenta".


O ministro do Esporte da Rússia, Oleg Matytsin, também se manifestou, afirmando que foi "uma decisão irracional e tendenciosa", conforme relatado pela agência de notícias estatal TASS. O Comitê russo também disse que iria "apelar ao público e organizações internacionais em geral, inclusive com uma Carta Aberta à ONU (Nações Unidas), ao COI e às organizações internacionais não governamentais de direitos humanos para pessoas com deficiência".


O presidente do Comitê Internacional, Andrew Parsons, explicou sobre a decisão tomada: "Como uma organização democrática baseada em membros, era importante permitir que a Assembleia Geral, como órgão supremo do IPC, tomasse uma decisão sobre este importante assunto." Parsons também disse que deseja que o esporte "unifique o mundo em uma competição pacífica" e expressou sua esperança de que a guerra na Ucrânia termine "o mais rápido possível".


A Rússia e Belarus foram praticamente excluídas do esporte internacional desde a amplamente condenada invasão da Ucrânia, e a decisão do IPC foi aplaudida por alguns comitês nacionais, como o Canadá, cujo presidente Marc-André Fabien insistiu que continuaria a "condenar as atrocidades cometidas pela Rússia e Bielorrússia na Ucrânia".


Se algum recurso for infrutífero, as suspensões do RPC e do NPC da Bielorrússia só poderão ser retiradas na próxima Assembleia Geral, prevista para o último trimestre de 2023. A próxima edição dos Jogos Paraolímpicos será realizada em Paris, de 28 de agosto a 8 de setembro de 2024.


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar