Criança descobre novas manobras no skate com a ajuda do Academia do Skate (Foto: Thiago Fernandes) |
Deslizar sobre o chão em uma prancha com quatro rodinhas e praticar dezenas de manobras radicais têm despertado cada dia mais o interesse dos jovens. Para isso, o Academia do Skate promove a iniciação esportiva de crianças e adolescentes enquanto difunde a prática e os valores do esporte que teve sua estreia olímpica nas Olimpíadas de Tóquio. O projeto realiza oficinas de skate na região metropolitana de Belo Horizonte/MG. Conheça a história do esporte que roubou a cena nos Jogos Olímpicos e veja como uma associação está auxiliando a inserção dessa modalidade na comunidade.
Muita coisa rolou até que o skate chegasse nas pistas japonesas, nas Olímpiadas de 2020. Em agosto de 1996, a cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos de Atlanta mostrou pela primeira vez o skateboard associado à Olimpíada. Mas foi somente em 2014 que o skateboard definitivamente entrou na agenda do Comitê Olímpico Internacional. Em 2016, foi decidido que os jogos deveriam se reinventar e o skate, juntamente com o beisebol/softbol, karatê, escalada e surfe, tiveram a entrada aprovada para as próximas Olimpíadas.
Por ser um esporte olímpico relativamente novo, é fundamental que associações se empenhem para democratizar o acesso e o contato da população com a modalidade. Pensando nisso, a Natividade criou em 2017 o Academia do Skate. O projeto é apoiado pela Confederação Brasileira de Skate (CBSk) e considerado a maior ação de iniciação ao skate no Brasil.
Nas 11 primeiras etapas, foram atendidos mais de 12 mil jovens e mais de 2 mil adultos em sua mini ramp. Mais de 76% dos usuários tiveram o primeiro contato com o skate no projeto, mostrando a sua capacidade em democratizar a prática do esporte entre os mineiros.
“Queremos difundir o skate em Minas Gerais, que já acontece como prática recreativa. Portanto, agora precisamos trabalhar o olímpico na formação de atletas”, afirma o coordenador do projeto, Rafael Diniz.
O palco do projeto é uma grande pista de skate itinerante acompanhada de instrutores mega preparados para orientar jovens de 7 a 17 anos na prática radical. Ao final de cada etapa de oficinas, os participantes são desafiados a competir em um campeonato aberto a todos com categorias definidas pela faixa-etária e pelo nível técnico do aluno-atleta.
![]() |
As crianças têm a oportunidade de mostrar o que aprenderam nos campeonatos (Foto: Thiago Fernandes) |
Agora, o projeto parte rumo a João Monlevade para continuar sua jornada de popularização do skate. Para fazer acontecer, precisaremos de você: professor e entusiasta de skate! Fique ligado pois em breve será disponibilizado o edital de vagas no site www.natividade.esp.br/academiadoskate/
0 Comentários