Últimas Notícias

Presidente da IBA faz apelo ao COI para que libere atletas russos para competir em todos os esportes


O presidente da Associação Internacional de Boxe (IBA), Umar Kremlev, pediu ao Comitê Olímpico Internacional (COI) que permita que atletas russos possam competir em todas as modalidades.

O apelo de Kremlev, pede que o COI suspenda as recomendações de restrição aos atletas russos.

“A decisão de excluir alguns deles (atletas) com base em sua nacionalidade é contra os princípios do movimento olímpico e prejudica todos os esportes”, afirma Kremlev, que é russo.

Recentemente, a IBA se tornou a única Federação Internacional a permitir que atletas de origem russa possam competir em torneio chancelados pela entidade sob a bandeira nacional.

Antes disso, a entidade seguia a recomendação do COI de excluir competidores da Rússia e Belarus de suas competições devido à guerra na Ucrânia.

O argumento de Kremlev é que o IBA deu o “primeiro passo em direção à igualdade de oportunidades e justiça”, ao pedir ao COI que “ouça a necessidade dos atletas”.

“Gostaria de reiterar que o esporte está fora da política. Não devemos ter nada em com os jogos políticos de todo mundo”.

“O COI deve reconsiderar sua abordagem a todos os atletas”.

“A decisão de excluir alguns deles com base em sua nacionalidade é contra os princípios do movimento olímpico, prejudica todos os esportes”.

“Peço ao COI que abra a janela para que os atletas continuem se apresentando e peço que mude a política que exclui os atletas”.

De acordo com Kremlev os atletas estão sendo usado como “ferramentas políticas” e afirmou que “não mereciam isso”.

“Gostaria de me dirigir a todo o mundo esportivo internacional: que todos os atletas compitam”, disse Kremlev.

“Eles não são ferramentas políticas, são aqueles que sofrem com as decisões políticas”.

“Eles não mereciam ser tão maltratados por todo meio esportivo”.

“Os políticos estão fazendo seu trabalho para promover seus interesses, e devemos fazer nosso trabalho para proteger nossos atletas e o esporte”.

“O mundo esportivo está bloqueado pelos políticos e, infelizmente está perdendo autonomia”.

“Não deve haver jogos políticos pelas costas dos atletas. É perigoso para o futuro do esporte”.

“O COI deve corrigir a situação imediatamente”.

“Todos os atletas devem receber luz verde, pois não são culpados de nada”.

Houveram sugestões de que as sanções pudessem ser aliviada, com o COI dizendo que está procurando um “caminho” para o retorno da Rússia.

A IBA através de uma votação de Conselho de Administração aprovou de forma esmagadora a favor de derrubar a medida que suspendia os atletas da Rússia e de Belarus de participar de eventos chancelados pela entidade.

Kremlev se consolidou como presidente da entidade após votação realizada em Congresso Extraordinário em Yerevan, porém essa decisão levou o COI a declarar “extremamente preocupado”.

Vale lembrar que o boxe foi deixado de fora do programa inicial das Olpimpiadas de Los Angeles 2028, e as esperanças de uma inclusão foram colocadas em d´vidas após mais uma vitória de Kremlev.

Para os Jogos Olímpicos de Paris 2024, uma força-tarefa que supervisionara o esporte.

Foto: Divulgação

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar