Últimas Notícias

Morre Éder Jofre, primeiro brasileiro campeão mundial de boxe

Foto: Divulgação

Morreu na madrugada deste domingo (2), Éder Jofre, um dos maiores boxeadores da história, aos 86 anos. Ele estava internado desde março por causa de uma pneumonia e morreu em razão de complicações da doença. O paulista sofria de encefalopatia traumática crônica, doença conhecida por "demência pugilística", diagnosticada em 2015.

Éder Jofre foi o primeiro brasileiro a se tornar campeão mundial de boxe em 1960, ao derrotar o mexicano Eloy Sanchez no sexto round e conquistou o título do peso galo pela Associação Mundial de Boxe (WBA), aos 24 anos, que lhe rendeu o apelido de 'Galinho de ouro'. No dia 18 de janeiro de 1962, em São Paulo, ao nocautear no décimo round o irlandês Jhon Caldwell, então campeão europeu, ele conseguiu o feito que mais tarde valeria como o título do Conselho Mundial de Boxe (WBC).

Após uma breve aposentadoria, Jofre voltou a competir e dia 5 de maio de 1973, em Brasília, ele derrotou o cubano naturalizado espanhol José Legrá e se tornou o novo campeão mundial da categoria peso pena. Em toda sua carreira como profissional, Jofre teve cartel de 81 lutas, 75 vitórias (52 por nocaute), quatro empates e duas derrotas - as duas para Masahiko "Fighting" Harada.

Antes de ser profissional, Eder buscou uma medalha olímpica nos jogos de Melbourne em 1956. ele chegou invicto como amador na Austrália, mas em um treinamento com um pugilista de uma categoria acima da sua, Eder quebrou o nariz, mas decidiu competir na olimpíada mesmo assim. Acabou sendop derrotado nas quartas de final para Claudio Barrientos do Chile nas quartas de final, a uma luta da medalha olímpica.

"Nas Olimpíadas, fui fazer luva com o Celestino, que era peso leve, machuquei o septo nasal e não podia respirar direito, podem até pensar que era desculpa. Mas em 1957, me tornei profissional e depois de quatro ou cinco lutas fui lutar novamente contra o Barrientos. O levei à lona por oito vezes, antes do nocaute final. Queria mostrar que nas Olimpíadas não havia perdido para ele" Disse em uma entrevista à TV Globo.

Até o momento desta postagem, não foram divulgadas informações sobre o velório e sepultamento de Éder Jofre.



0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar