Últimas Notícias

Dobradinha japonesa no pódio da etapa de Iwata da Copa do Mundo de Escalada Esportiva

Narasaki Tomoa conquistou mais um mundial para o Japão. (Foto: Dimitris Tosidis / IFSC)
Narasaki Tomoa conquistou mais um mundial para o Japão. (Foto: Dimitris Tosidis / IFSC)

No final da última semana (20 a 22 de outubro), aconteceu o Copa do Mundo de Escalada Esportiva em Iwate, no Japão e os anfitriões dominaram o pódio. Este o primeiro evento internacional de escalada esportiva realizado no Japão desde a estreia olímpica bem-sucedida do esporte em Tóquio 2020.

Masculino

No masculino, Narasaki Tomoa coroou seu excelente mês de outubro, ao adicionar um ouro na Copa do Mundo aos três títulos do Campeonato Asiático que conquistou em Seul, na Coréia do Sul, no início deste mês.

“Foi definitivamente uma rodada difícil, mas estou feliz por ter conquistado a primeira medalha de Copa do Mundo neste formato”, disse Narasaki. “Para ser honesto, esta manhã eu realmente não queria fazer duas rodadas no mesmo dia, mas mantive meu foco e dei o meu melhor.”

Com 84,3 pontos na rodada de Boulder e 72,1 na de Lead, Narasaki ficou bem à frente de seu rival mais próximo – Ogata Yoshiyuki – que assinou o melhor desempenho na parede de Lead, mas resolveu apenas um dos quatro problemas de Boulder. A pontuação final de Ogata foi de 138,4.

Completando o pódio japonês, Fujii Kokoro terminou em terceiro lugar com 132,6.

Feminino

Mori Ai, do Japão, conquistou sua terceira medalha de ouro na Copa do Mundo de 2022. ( Foto: Lena Drapella / IFSC)
Mori Ai, do Japão, conquistou sua terceira medalha de ouro na Copa do Mundo de 2022. ( Foto: Lena Drapella / IFSC)

Após a vitória na final masculina, a equipe do Japão garantiu outra medalha de ouro no evento feminino Boulder & Lead, com Mori Ai dominando as duas rodadas e garantindo seu terceiro ouro na Copa do Mundo em três participações.

Mori e a estadunidense Natalia Grossman foram as únicas escaladoras que resolveram quatro problemas em quatro na rodada de Boulder, terminando respectivamente com 98,8 e 99,1 pontos. Na rodada seguinte e decisiva do Lead, Mori foi o melhor do campo, caindo alguns lances antes do topo e se despedindo com uma pontuação impressionante de 190,9 pontos. Grossman acabou ficando em segundo lugar, ganhando a prata com 171,2.

“Estou muito feliz por ganhar uma medalha em meu próprio país”, disse a japonesa de 19 anos momentos antes da cerimônia de entrega da medalha. “Hoje foi divertido, embora tenha sido muito difícil competir em ambas as disciplinas.”

A medalha de bronze foi conquistada pela sul-coreana Seo Chaehyun, que marcou 131,8 pontos no total – 59,8 em Boulder e 72,0 em Lead.

Próximos passos

A IFSC World Cup Series 2023 começará em Hachioji, Japão, em abril de 2023, levando ao altamente antecipado IFSC World Championships Bern 2023 – o primeiro evento de qualificação para os Jogos Olímpicos de Paris 2024 .

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar