A delegação brasileira de atletismo viaja desta segunda-feira (10/10) a quarta-feira (12/10) para a disputa dos Jogos Sul-Americanos 2022, em Assunção, Paraguai. A equipe terá 58 atletas (27 no feminino e 31 no masculino) no torneio que será realizado de quarta (12/10) a sexta-feira (16/10), na sede do Comitê Olímpico Paraguaio, em Luque, na região próxima à capital do país.
Uma das atrações da equipe nacional é a catarinense Letícia Oro, ganhadora da medalha de bronze no salto em distância no Campeonato Mundial de Atletismo do Oregon, nos Estados Unidos, em julho. Será a primeira competição da brasileira após a conquista, com a marca de 6,89 m (1.1), e a terceira em toda a temporada.
“Estou treinando e focada, como sempre, em busca da minha superação e para subir ao pódio. Sigo diariamente todas a instruções do meu técnico, fisioterapeuta e médico, para a obtenção do melhor resultado e sem lesão”, comentou a atleta da Corville (SC), que se submeteu em dezembro a uma cirurgia nos ligamentos do joelho esquerdo e tem dedicado tempo ao reforço muscular.
“Sou extremamente competitiva. Amo o que faço, então estou com saudades da adrenalina correndo em minhas veias”, disse a saltadora de 24 anos, orientada em Joinville por João Carlos dos Santos, que disputará ainda este ano os Jogos Abertos de Santa Catarina, em Rio do Sul, em novembro.
Outra atração é o paulistano Thiago Moura (Associação Unindo Famílias-SP), quinto colocado no Mundial Indoor de Belgrado, na Sérvia, em março, com 2,31 m – mesma marca dos ganhadores das medalhas de prata e de bronze. “Estamos bem animados, treinando firme e com os olhos mirados para mais alto! Mantivemos a preparação para última competição do ano, que será os Jogos Sul-Americanos”, lembrou. “Disputamos os JUBs, em setembro, em Brasília, e por pouco não quebrei de novo o recorde da competição este ano. Queremos encerrar o ano tão bem quanto foi a temporada toda, que foi bem longa, mas muito memorável”, completou.
Outro destaque é a carioca Chayenne Pereira da Silva (Pinheiros-SP), que recentemente venceu os 400 m com barreiras no Campeonato Brasileiro Loterias Caixa Sub-23, em Cuiabá (MT), e no Sul-Americano da categoria, em Cascavel (PR). “Estou me sentindo bem e preparada para fazer uma prova boa. As expectativas são ótimas e o objetivo é fazer melhor do que no Sul-Americano e terminar a temporada da melhor forma”, comentou a atleta, que representou o Brasil nos Jogos de Tóquio-2021 e no Mundial do Oregon-2022.
Já o brasiliense Caio Bonfim (CASO-DF), que disputará os 20.000 m marcha atlética na quarta-feira às 7 horas, também está otimista. Vice-campeão do Race Walking Tour 2022 da World Athletics e sexto colocado nos 20 km do Mundial do Oregon, ele já pensa na temporada de 2023. “Estou treinando bastante para fazer uma boa prova nos Jogos Sul-Americanos. Depois do Paraguai iniciamos o trabalho de base para o ano que vem. Daremos os primeiros passos para a próxima temporada”, afirmou o atleta, que participou das Olimpíadas de Londres-2012, Rio-2016 e Tóquio-2021.
O decatleta Felipe Vinícius dos Santos (Pinheiros-SP) também estreia na competição na quarta-feira, com a disputa das cinco primeiras provas de sua especialidade. “Estamos na semana de preparativos finais, com ajuste de marcas e esperando o evento”, disse Felipe. “Foram 14 semanas de preparação visando esses Jogos e esperamos um bom resultado. Vale ressaltar o trabalho multidisciplinar que ele fez junto aos fisioterapeutas bem como com a nutricionista Julia Bargieri no Centro Nacional Loterias Caixa de Desenvolvimento do Atletismo, em Bragança Paulista”, lembrou o treinador Rodrigo Dario.
“Foi muito importante e bem especial contar com a ajuda de alguns treinadores nesse processo de transição como Justo Navarro, Julian Mejía, Sanderlei Parrela, Neilton Moura e o italiano Domenico Ingrosso, que sempre se colocaram à disposição para nos ajudar tecnicamente, cada qual na sua especialidade”, completou Rodrigo.
Foto: Carol Coelho/CBAt

0 Comentários