Últimas Notícias

Brasil vence México na estreia da Copa América de futebol de cegos


Tiago Paraná corre pelo meio do campo de braços erguidos comemorando seu gol. Foto: Renan Cacioli/ CBDV.


O Brasil largou vencendo na Copa América de futebol de cegos, que está sendo disputada em Córdoba, na Argentina. Neste domingo (23), os atuais campeões do torneio derrotaram o México por 1 a 0. O ala Tiago Paraná fez o gol do jogo, realizado no campo da Liga Cordobesa de Futebol. A Seleção volta a campo nesta segunda para encarar a Argentina no maior clássico da modalidade, às 16h (de Brasília), com transmissão ao vivo pelo YouTube da Federação Argentina (clique aqui para acessar).

Os anfitriões também estrearam com vitória no duelo que abriu o campeonato: 5 a 1 no Peru. Braian Pereyra marcou três vezes. Matías Olivera marcou o quarto e Ignácio Oviedo, o quinto gol argentino. Brayan Bartolo descontou para os peruanos. O outro confronto do dia acabou com triunfo do Chile sobre a Colômbia: 1 a 0, gol de Victor Silva. O sistema de disputa é de todos contra todos em turno único, ou seja, cada país entra em campo cinco vezes. Os dois times que somarem mais pontos fazem a final, no dia 28, às 18h, enquanto terceiro e quarto colocados disputam o bronze. 

O técnico Fábio Vasconcelos escalou o que tem de melhor e iniciou o jogo com Luan no gol, além do quarteto formado por Cássio, Tiago Paraná, Ricardinho e Nonato. Contra um time totalmente fechado, as chances foram um pouco mais raras na etapa inicial. As bolas finalizadas em direção à meta mexicana acabaram defendidas pelo goleiro Carlos. No segundo tempo, o gol salvador veio em chute cruzado rasteiro de Tiago Paraná que o arqueiro adversário não conseguiu interceptar. 

"O México evoluiu bastante, e ainda tem um pouco do nervosismo da estreia que acaba influenciando. Mas seguimos sempre em cima deles e consegui o gol que nos deu essa vitória e os três pontos. Agora, é descansar e buscar outro bom resultado contra a Argentina", disse Tiago Paraná. 

A Copa América garantirá aos quatro melhores lugar nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago 2023 e, aos três primeiros, vaga na Copa do Mundo de Birmingham 2023 – para a qual os brasileiros já estão classificados. Será por meio de uma dessas duas competições do próximo ano que o Brasil tentará se classificar para os Jogos Paralímpicos de Paris 2024. Além disso, em Córdoba, o Brasil vai buscar o hepta. Além do título na última edição, realizada em 2019, em São Paulo, o país foi campeão também em 2013, 2009, 2003, 2001 e 1997. Nas outras três ocasiões, ficou com o vice: 2017, 2005 e 1999.


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar