Últimas Notícias

Brasil encerra Mundial de esgrima em cadeira de rodas sub-23 com cinco pódios no CT Paralímpico


O Brasil conquistou cinco medalhas no Mundial de esgrima em cadeira de rodas sub-23, realizado desde o último dia 19 até a sexta 21, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. Ao todo, a Seleção Brasileira faturou um ouro e quatro bronzes na competição.

Kevin Damasceno, 18, do Grêmio Náutico União (RS), subiu ao lugar mais alto do pódio no sabre, além de ter conquistado o bronze no florete. Em ambas as disputas, o gaúcho, que é filho do também esgrimista, Fábio Luiz Damasceno, enfrentou o alemão Julius Haupt. Na decisão do sabre, o brasileiro derrotou o rival em um jogo bastante parelho, que acabou 15 a 13. Já na semifinal do florete, Julius deu o troco e venceu Kevin por 15 a 6. Por ter chegado à semifinal, o gaúcho ficou com o bronze nessa prova.

Ainda no sabre masculino, Elias Oliveira, 22, do Barroca Tênis Clube, faturou o bronze, enquanto na chave feminina, Ana Elisa Paz, 19, do Grêmio Náutico União, também ficou em terceiro lugar, tanto no florete quanto no sabre.

Campeonato das Américas


O CT Paralímpico sedia a terceira e última competição de esgrima em cadeira de rodas desta semana, a partir deste sábado, 22, até terça-feira, 25. Trata-se do Campeonato das Américas, que recebeu 147 inscrições de atletas oriundos de nove países: Brasil (com 27 representantes), Argentina, Venezuela, Chile, Uruguai, Costa Rica, Colômbia, EUA e Canadá.

Um dos destaques desta competição é o gaúcho Jovane Guissone, da Associação dos Deficientes Físicos do Paraná, ouro nos Jogos Paralímpicos de Londres 2012 e prata nos Jogos de Tóquio 2020. Nesta semana, o esgrimista já conquistou duas medalhas douradas no Brasileiro da modalidade.

Primeiro, ele foi dominante na prova do sabre, que sequer era a segunda arma há pouco tempo. Na final, ele bateu o colega de equipe, Anderson Pires, por 15 a 6. Depois, foi a vez de jogar espada, sua arma preferida, ocasião em que venceu Izaias Monteiro da Silva, também do clube paranaense, na decisão: 15 a 5.

Foto: Divulgação/Rosele Sanchotene/CBE

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar