O governo da Alemanha anunciou na quarta-feira (31/08) que chegaram a um acordo de compensação financeira com os familiares dos 11 membros da delegação de Israel que foram mortos no Massacre de Munique, durante os Jogos Olímpicos de 1972.
No dia 5 de setembro de 1972, membros do grupo Setembro Negro invadiu a Vila Olímpica em Munique, matando 11 israelenses e 1 policial alemão. Os familiares das vitimas acusam a Alemanha de falhar na segurança da vila e recusar ajuda de Israel.
No começo desse ano, os familiares chegaram a fazer uma ameaça de boicote ao evento que vai marcar os 50 anos do massacre, alegando que o valor da compensação era muito baixa.
Um porta voz do governo alemão disse que felicita a possibilidade de chegar a um acordo com os familiares das vitimas a tempo do evento que marcará os 50 anos do massacre.
Segundo a imprensa da Alemanha, o valor final da compensação ficou em volta de 28 milhões de euros (R$ 145 milhões e 800 mil) ao invés dos 10 milhões de euros (R$ 52 milhões e 100 mil) propostos inicialmente, já incluindo as indenizações pagas anteriormente.
O governo alemão irá pagar 22 milhões e 500 mil euros, o governo da Baviera será responsável por 5 milhões de euros e a cidade de Munique irá arcar com 500 mil euros.
As informações de valores, entretanto, não foram confirmadas pelo governo do país.
Foto: AP Photo/Matthias Schrader
0 Comentários