Últimas Notícias

É DO BRASIL! Seleção brasileira conquista primeiro mundial de Handebol de Cadeira de Rodas

(Foto: IHF)

Neste domingo (25) aconteceu um momento marcante para o esporte paralímpico mundial e para o Brasil. A seleção brasileira conquistou o primeiro mundial de Handebol de Cadeira de Rodas ao vencer o Egito na decisão emocionante que foi parar nos pênaltis.

Foram seis jogos em Cairo, no Egito, e o Brasil venceu todas as partidas. Só perdeu apenas um set que foi na decisão contra o Egito. No primeiro set ficou 8 a 3 para o Brasil, seis pontos de Guilherme Lourenço, e no segundo com torcida vindo junto, deu 7 a 6 para o Egito. Levando assim para o tie-break, onde empatou em 3 a 3.

Já nos pênaltis, o Brasil acertou as três cobranças Anderson, Claudinei e Guilherme e o Egito errou todas, parando no goleiro Marcelo. 

O MVP é do Brasil

Guilherme Lourenço foi o melhor do torneio. (Foto: IHF)

A campanha brasileira foi de respeito, superou todos os seus adversários e ainda contou com o MVP, melhor jogador da competição: Guilherme Lourenço foi o segundo maior pontuador com 36 pontos. Mesmo assim superou o egípcio Magdy Talaat Abdo Abbas que anotou 37 pontos.

Além do Guilherme, a seleção brasileira contou com: Aline Martins, Shirlei Catia, Anderson Ferreira, Claudinei Dias, Cristiane Kruger, Paulo Ricardo, Marcelo da Silva, Jordean Pereira e Paula Lima.

Vale destacar a goleira holandesa, Joyce van Haaster que foi a MVP feminina, foram 38 defesas na competição.

Classificação final do Mundial

Ouro: Brasil
Prata: Egito
Bronze: Eslovênia

Depois na sequência ficaram Chile, Holanda e Índia.

Modalidade visa estar nos Jogos Paralímpicos 

A disputa do mundial da modalidade foi um passo importante visando uma vaga nos Jogos Paralímpicos de Los Angeles em 2028. Com a Federação Internacional de Handebol (IHF) trabalhando fortemente para o crescimento da modalidade que foi criada no Brasil nos anos 90.

Vale ressaltar que em 2013 aconteceu um Mundial no Brasil, vencido pela seleção brasileira, porém não contava com a IHF para ser oficial. Mesmo assim participaram países como Argentina, Austrália, Bolívia, Chile, Uruguai e França e representantes de Portugal e Venezuela.

Como funciona

A modalidade atualmente é disputada de forma mista, são quatro atletas em quadra. E a disputa é diferente do handebol tradicional, cada tempo de 10 minutos corresponde a um set. Caso cada equipe vença um set, a partida vai para o tie-break, e se persistir o empate, vai para shoot-outs, os famosos pênaltis. 

O surgimento da modalidade foi em 1993 na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e ali era apenas um projeto de extensão universitário. Em 2005, o professor Décio Roberto Calegari acabou tornando um grande mentor na elaboração de regras.

Os momentos da partida

A postagem da Confederação Brasileira de Handebol 

0 Comentários

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar