Últimas Notícias

COI estipula metas para evitar suspender a Guatemala a partir de outubro


A mesa executiva do Comitê Olímpico Internacional (COI) decidiu nesta quinta-feira (8) estipular metas para evitar a suspensão do Comitê Olímpico da Guatemala a partir de outubro.

O motivo da ameaça de suspensão a partir do dia 15 de outubro é a interferência da justiça guatemalteca no COG, em que invalidou a ultima eleição realizada na entidade.

O COI e a PANAM Sports apoiaram Gerardo Aguirre, que está no comando do COG desde 2014, venceu a eleição, entretanto o adversário de Aguirre, Jorge Rodas recorreu a Corte Eleitoral de Esportes Federados e foi nomeado vencedor.

O COG recorreu da decisão, mas acabou não conseguindo, mesmo com apoio de atletas guatemaltecos.

De acordo com o COI, para evitar a suspensão da Guatemala, as autoridades do país devem levantar a suspensão de partes do estatuto e regras do COG, além de permitir que o comitê realize as eleições dentro de suas próprias regras e da Carta Olímpica.

As autoridades e o COG devem se reunir em breve para discutir uma solução e submeter ao COI até o dia 25 deste mês, para que seja evitada a suspensão do país.

Sem o reconhecimento do COI, os atletas da Guatemala não podem competir sob suas cores, bandeira e hino e sim como Atletas Olímpicos Independentes.

Outra consequência seria a desistência obrigatória do país de sediar os Jogos Centro-Americanos, que dividiria com a Costa Rica em outubro deste ano.

A Guatemala está presente nos Jogos Olímpicos de 1968 e tem uma prata, obtida na Marcha Atlética de 20km por Erick Barrondo em Londres 2012.

Foto: Reprodução/Twitter

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar