Últimas Notícias

Ciclista do Vaticano faz história no Mundial de ciclismo de estrada

Ao centro, Rien posa com sua equipe (Foto: Associated Press)


O ciclista neerlandês Rien Schuurhuis entrará para a história do Vaticano neste domingo (25) quando competir no Mundial de ciclismo de estrada, que será realizado na Austrália. Rien é o primeiro atleta a representar a Santa Sé em um Mundial, contando todas as modalidades.

O Vaticano está começando a usar o esporte como instrumento de diálogo, paz e solidariedade e já participou dos Jogos do Mediterrâneo e do Jogos dos Pequenos Estados da Europa. Neste ano, a UCI (União Internacional de Ciclismo) reconheceu a cidade-estado como seu 200º membro.

Rien conseguiu a vaga pelo Vaticano, porque é casado com a embaixadora da Austrália na Santa Sé, Chiara Porro. Com isso, ele tem o passaporte neerlandês e australiano, mas como atleta, ele representa o pequeno país dento de Roma.

Ele trabalha em uma empresa que fornece materiais para impressoras 3D e treinas nas estradas de Roma. Seu capacete será todo branco, lembrando o solidéu do Papa e seu uniforme, branco e amarelo, como a bandeira do país. A Sua Santidade talvez não consiga ver a prova ao vivo, devido o fuso horário, mas ver a reprise é uma possibilidade.

Essa não é a primeira vez que um ciclista tem alguma relação com o Vaticano. Gino Bartali, campeão do Tour de France de 1938, usou sua bicicleta para contrabandear documentos falsos para ajudar judeus durante a ocupação nazista na Itália e está tendo sua beatificação sendo considerada pela Igreja Católica.

Vaticano nos Jogos Olímpicos?

Embora esteja chegando em seu primeiro Mundial, o Vaticano ainda está longe de participar dos Jogos Olímpicos. Para chegar até lá, o país precisa criar um Comitê Olímpico próprio e ser reconhecido pelo COI (Comitê Olímpico Internacional), o que demanda um certo tempo.

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar