Foi realizado entre os dias 22 a 25 de setembro na sede do Esporte Clube Pinheiros, em São Paulo, o Campeonato Brasileiro Interclubes de Esgrima, evento que contou com a presença dos principais esgrimistas do país nas disputas pelo título nacional nas categorias: Florete masculino individual e por equipes; Florete feminino individual e por equipes; Espada feminina individual e por equipes; Espada masculina individual e por equipes; Sabre masculino individual e por equipes; Sabre feminino individual e por equipes.
Competições Individuais:
No Florete masculino individual, Henrique Marques chegou ao seu terceiro título brasileiro. Representando Pinheiros, Henrique fez campanha invicta para garantir a medalha de ouro. Na final ele enfrentou o esgrimista Pedro Marostega (Grêmio Náutico União-RS) que havia chegado à final após superar o companheiro de equipe Guilherme Toldo, que não perdia uma partida nacional desde 2018. Na disputa final, Henrique Marques venceu Pedro Marostega por 15 a 8 e garantiu o título nacional.
A disputa do Florete feminino individual consagrou o quarto título nacional seguido de Bia Bulcão. Na final, a atleta do Pinheiros enfrentou a esgrimista Talia Calazans, do Grêmio Náutico União-RS, em um embate muito equilibrado, disputado ponto a ponto e decidido somente quando Bia conseguiu aplicar 15 a 13 e sair com a medalha de ouro. Talia Calazans fez uma grande competição e assegurou a medalha de prata.
Alexandre Camargo, da Academia Mestre Kato-PR, foi o campeão brasileiro na Espada masculina individual. Alexandre saiu da competição de forma invicta e na final superou o atleta do Pinheiros, Pedro Sini, que havia sido o responsável por eliminar cinco atletas da equipe paranaense. Na disputa final, Alexandre Camargo marcou 15 a 7 contra Pedro Sini e além do troféu, fechou o ano na liderança do ranking nacional.
Na Espada feminina individual, a esgrimista Amanda Netto Simeão, atleta do Clube Curitibano-PR, sagrou-se campeã nacional. Amanda chegou a sua quinta conquista seguida de campeonato brasileiro. Na final a disputa contra Marcela Silva, atleta do Pinheiros, prometia muito equilíbrio mas Marcela sentiu uma lesão e teve que se retirar da partida aos 22 segundos de combate. Amanda Netto Simeão ficou com a medalha de ouro e Marcela Silva com a prata.
No Sabre masculino individual, a medalha de ouro ficou com Henrique Garrigós. Henrique que agora é árbitro integrante da Federação Internacional de Esgrima na espada e no sabre, conquistou também o título nacional. Ele apresentou um ótimo desempenho e não perdeu um jogo sequer em sua campanha. Na decisão, Henrique Garrigós (Paulistano-SP) enfrentou o atleta do Pinheiros, Enrico Pezzi, e ao final com a vitória por 15 a 11 sagrou-se campeão nacional.
A disputa do Sabre feminino individual teve o bicampeonato nacional de Karina Trois. A atleta do Club Athletico Paulistano-SP eliminou fortes adversárias para chegar à decisão contra a sua colega de equipe Luiza Lee. A disputa final foi bastante equilibrada, com Luiza chegando a liderar a partida mas Karina consegiu pontuar nos momentos decisivos e finalizou com a vitória por 15 a 12, garantindo assim o título da competição e a liderança do ranking nacional.
Competições por equipes:
No Florete feminino por equipes, a final foi disputada entre a equipe 1 do Rio Grande do Sul (Daphne Becker, Talia Calazans e Ana Toldo) e a equipe 1 de São Paulo (Bia Bulcão, Mariana Hauschild, Laura Papaiano e Carolina Brecheret). O título ficou com as paulistas que pontuaram nos momentos decisivos da disputa e fecharam a partida em 45 a 37. O bronze ficou com a equipe 2 do Rio Grande do Sul (Marina Morais, Giovana Bonetti, Mariana Pistoia e Valentina Baldi).
Os gaúchos deram o troco e ficaram com o título no florete masculino por equipes. A equipe 1 do Rio Grande do Sul (Guilherme Toldo, Daniel Velasco, Pedro Marostega e Jerônimo Machado) fez um confronto bastante equilibrado contra a equipe 1 de São Paulo (Henrique Marques, Ricardo Pacheco, Heitor Shimbo e Fernando Scavasin). No final, a equipe do sul do país ficou com o título ao vencer por 45 a 40. A terceira colocação foi ocupada por São Paulo 2 (Pierre Souza, Giovanni De Nigris, Lorenzo Mion e Rafael Tomino).
Na Espada feminina por equipes, O time 2 de São Paulo (Victória Vizeu, Ana Brecheret, Clara Amaral e Maria Rita de Camargo) ficou com o título nacional. Em confronto caseiro na decisão, a equipe 2 de São Paulo venceu por 45 a 36 a equipe 1 de São Paulo (Marcela Silva, Laura Correia, Renata Zettermann e Mariana Correia) e subiu ao lugar mais alto do pódio. O bronze ficou com a equipe 2 do Paraná (Fernanda Camargo, Lorana Schwantes, Tabea Alves e Nicole Canali).
A Espada masculina por equipes consagrou a tradição do Paraná e a equipe 1 (Athos Schwantes, Alexandre Camargo, Pedro Ramos e Gabriel Assis) saiu como campeã no duelo contra a equipe 1 de São Paulo (Richard Grunhauser, Nicolas Ferreira, Gabriel Julio e Mauricio Pellegrino). A pontuação final indicou a superioridade da equipe paranaense que por 45 a 35 saiu novamente com a medalha de ouro. O bronze terminou com Minas Gerais (Alvaro Donato, Bernardo Homsi, Olavo Donato e Tarcisio Mendes).
No Sabre feminino por equipes novamente tivemos uma final caseira entre os paulistas. A equipe 1 de São Paulo (Karina Trois, Daiane Reis, Luiza Lee, Luciana Pelucio) saiu como vencedora ao bater por 45 a 41 a equipe 2 de São Paulo 2 (Carla Scalabrin, Karina Lakerbai, Isabela Carvalho e Luiza Martins). O confronto foi bastante disputado, decidido nos momentos finais, mas a equipe 1 foi quem sagrou-se campeã nacional. A terceira colocação ficou com o Rio Grande do Sul 1 (Barbara Zanesco, Ana Clara Morsch, Isabela Cunha e Eduarda Nehrke).
O Sabre masculino por equipes também teve uma decisão paulista. Equipe 1 (Fabio Salles, Enrico Pezzi, Bruno Pekelman e Murilo Garrigós) de um lado e equipe 2 (Erico Patto, Gabriel Vasques, Rafael Lee e Henrique Garrigós) do outro. A equipe 1 de São Paulo ficou com o título ao sair vitorioso por 45 a 38 e subir ao lugar mais alto do pódio. Na disputa pelo terceiro lugar, por apenas um toque de diferença, Rio Grande do Sul 1 (Lucas Schubert, Felipe Medeiros e Arthur Wolff) ficou com o bronze.
Organizado pela Confederação Brasileira de Esgrima (CBE) e com apoio direto do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), o campeonato contou com a participação de peso dos melhores esgrimistas do Brasil em todas as três armas, pois ao menos dois de cada três atletas do Top 3 no ranking nacional de cada categoria se fez presente na disputa.
0 Comentários