Últimas Notícias

Adeus Caroline, bem-vindo Luca Kumahara: mesatenista inicia processo de transição de gênero

Prazer, Luca Kumahara
Foto: Luís Miguel Ferreira


A mesatenista Caroline Kumahara anunciou  em entrevista ao site globoesporte.com que iniciou seu processo de transição de gênero e se tornando o primeiro atleta transsexual do tênis de mesa. Agora, ele será identificado pelo seu nome social, Luca Kumahara: 

"Eu pensei: 'Poxa, eu não preciso viver assim para sempre'. Porque era uma questão que eu tinha muito me conformado que ia ser dessa forma. Eu me entendia de uma forma, mas para o mundo, o mundo ia me enxergar de outra forma. Eu nunca ia poder ser eu mesmo. Esse momento foi crucial para eu tomar essa decisão de falar para o mundo, as pessoas podem fazer essa adaptação. A gente pode passar por essa transição, passar por essa mudança e eu continuar fazendo minhas coisas, continuar vivendo do esporte. Tudo." disse Luca ao GE

Presente nos jogos de Londres, Rio de Janeiro e Tóquio, Luca revelou ter apoio total de pais, parentes, amigos e da Confederação brasileira de Tênis de Mesa (CBTM), que postou nota em seu site afirmando "que respeita a decisão do atleta, que é pessoal e de foro íntimo, e vai cumprir seu papel, de acolher, no sentido de oferecer uma rede de apoio para que o atleta siga mantendo sua atividade profissional no tênis de mesa, independentemente de escolhas personalíssimas, e orientar para que tudo seja feito dentro das regras esportivas."


Como a transição é, inicialmente, apenas social e sem tratamento hormonal, Luca continuará competindo entre as mulheres pois, biologicamente, cumpre todas as regras esportivas, sem prejuízo algum para os adversários e será chamado pelo pronome masculino em competições. O objetivo dele é , inclusive, disputar sua quarta olimpíada em Paris:

"Eu ainda tenho objetivos para cumprir com a seleção brasileira feminina. Tenho uma ideia de hormonizar, mas ainda não sei quando e não quero traçar algo, porque pode mudar com o tempo. Então quero cumprir com meus objetivos com a seleção. Quero continuar contribuindo como puder, o máximo que eu puder e depois a gente vê o próximo passo." disse Luca, que também tem como objetivo futuro a competir em breve entre os homens.

O Comitê Olímpico Internacional pede que cada Federação de modalidade determine suas regras para atletas trans. No tênis de mesa, esse é o primeiro caso no mundo divulgado até aqui e dá início ao tema dentro do órgão, a ITTF, que em nota para o globoesporte.com, anunciou o grupo de trabalho para tratar adequadamente sobre o tema.

0 Comentários

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar