![]() |
Foto: Rafael Farnezi |
Um dos maiores nomes da nova geração do paradesporto, o nadador Gabriel Bandeira foi escolhido como embaixador da Virtus, Federação Internacional de Esportes para Atletas com Deficiência Intelectual. A organização global promove e desenvolve o desporto de alto rendimento, busca reconhecimento no cenário esportivo, além de ser responsável por organizar competições em todo o planeta. Gabriel é o primeiro a ser escolhido como representante de todo o continente americano. O nadador foi convidado por conta do desempenho impressionante nos Jogos Tóquio 2020 e sua história única de vida.
Gabriel praticou natação convencional por quase 10 anos. Em 2019 passou por uma classificação funcional, foi avaliado como classe S14 (para atletas com deficiência intelectual), e migrou para o esporte adaptado. Mesmo com uma curta carreira como paratleta, Gabriel coleciona feitos e números impressionantes. Ao longo dessa rápida e surpreendente jornada no esporte adaptado, ele precisou se aceitar e mudou completamente de vida.
Em seu novo papel, ele espera levantar a bandeira das pessoas com algum tipo de limitação e está muito orgulhoso pela possibilidade de ser referência no assunto, além de trazer mais representatividade para o tema.
“Estou muito honrado e grato com essa possibilidade. Gostaria que pudéssemos falar mais sobre a deficiência intelectual. Sinto que as pessoas ainda confundem o diagnóstico real e julgam mal nossa capacidade. Como embaixador, quero promover esse tipo de comunicação”, explica o atleta.
Estima-se que 2-3% da população mundial tem deficiência intelectual. Isso é entre 178-256 milhões de pessoas em todo o mundo. A Virtus quer alcançar mais e mais pessoas e espera ampliar a mensagem tendo Gabriel como Embaixador.
APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024
Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os jogos in loco!
Composta por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo. Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!
0 Comentários