Jogos da Commonwealth 2022 - Dia 4


Vamos ao resumo do que aconteceu nesta segunda-feira (1º) no quarto dia de disputas dos Jogos da Commonwealth, que estão sendo disputados em Birmingham (GBR).

Ginástica Artística


A Inglaterra dominou o primeiro dia das finais por aparelhos, ganhando quatro dos cinco ouros. Nas provas masculinas, o inglês Jake Jarman ganhou o solo, com 14.666 pontos. A prata foi para o canadense Felix Dolci e o bronze para o inglês Giarnni Regini-Moran.

Foi o terceiro ouro de Jarman nos Jogos.

No cavalo com alças, o inglês Joe Fraser ficou em primeiro, com 14.833 pontos. O norte-irlandês Rhys McClenaghan foi o segundo e o canadense Jayson Rampersad terminou em terceiro.

O inglês Courtney Tulloch levou o ouro nas argolas, com 14.400 pontos. Em segundo ficou o cipriota Sokratis Pilakouris e em terceiro o canandense Chris Kaji.

Nas disputas femininas, a australiana Georgia Godwin ficou em primeiro, com 13.233 pontos, empatada com a canadense Laurie Denommee. Mas a dificuldade de Godwin foi maior, e ela ficou com o ouro. O bronze ficou com a escocesa Shannon Archer.

As barras assimétricas foram vencidas pela inglesa Georgia Mae-Fenton, com 13.900 pontos. Godwin ficou com a prata, na segunda medalha do dia, e a sul-africana Caittlin Rooskrantz completou o podio.

Lawn Bowls


A segunda-feira marcou as primeiras finais do lawn bowls, uma espécie de bocha na grama. No Triplos masculino, o ouro foi para a Inglaterra, que venceu a Austrália por 14-12. O bronze ficou com o País de Gales. 

Na disputa individual feminina, Ellen Ryan, da Austrália, superou Lucy Beere, de Guernsey, por 21-17. A malaia Siti Ahmad ganhou o bronze.

O detalhe é que a prata de Beere é a primeira de Guernsey nos Jogos de 1994, quando conseguiu um bronze no tiro esportivo. O último ouro também foi no tiro esportivo, em 1990.

Judô


Teve inicio em Birmingham a disputa do judô. A canadense Christa Deguchi levou a medalha de ouro na categoria até 57kg feminina, derrotando Acelya Toprak, da Inglaterra. A escocesa MalinWilson e a indiana Suchika Tariyal levaram o bronze.

A australiana Tinka Easton ficou em primeiro na categoria até 52kg feminina, após superar a canadense Kelly Deguchi. O bronze foi para a sul-africana Charne Griesel e norte-irlandesa Yasmin Javadian.

A categoria até 48kg feminina teve o ouro da sul-africana Michaela Whitebodi, que ganhou na final de Shushila Likmabam, da Índia. A maltesa Katryna Esposito e a inglesa Amy Platten levaram os bronzes.

Na categoria até 60kg masculina, Ashley McKenzie, da Inglaterra, ganhou o ouro ao bater o também inglês Samuel Hall. Os bronzes foram para o indiano Vijay Yadav e o australiano Joshua Katz.

O cipriota Georgios Balarjishvili faturou o ouro na categoria até 66kg, superando na final o escocês Finlay Allan. O norte-irlandês Nathon Burns e o australiano Nathan Katz ganharam os bronzes.

Tênis de Mesa


Cingapura foi a vencedora da competição por equipes feminina, ao derrotar a Malásia por 3-0. O bronze ficou com a Austrália, que derrotou o País de Gales por 3-0.



Natação


O australiano Kyle Chalmers ganhou o ouro na prova dos 100m livres masculino, com 47.51s. O inglês Tom Dean foi prata e o escocês Duncan Scott o bronze.

Os 200m costas feminino tiveram a vitória da australiana Kaylee McKeown, com 2:05.60, novo recorde dos Jogos. A prata ficou com a canadense Kylie Masse e o bronze com a escocesa Katie Shanahan.

Na prova dos 200m Medley feminino, a canadense Summer Mcintosh levou a melhor, com 2:08.70. McKeown ficou em segundo e a inglesa Abbie Wood em terceiro.

O neozelandês Andrew Jeffcoat ganhou a prova dos 50m costas masculino, com 24.65s. O sul-africano Pieter Coetze terminou em segundo e o canadense Javier Acevedo foi o terceiro.

A prova dos 50m borboleta feminino teve o ouro da australiana Emma McKeon, com 25.90s. A segunda posição foi para a sul-africana Erin Gallagher e o terceiro posto para a australiana Holly Barratt.

Foi a 17ª medalha de McKeon nos Jogos da Commonwealth, a 12ª de ouro que a torna a maior atleta da história dos Jogos.

Já o revezamento 4x200m livres masculino foi vencido pela Austrália, com 7:04.96, novo recorde dos Jogos. A prata foi para a Inglaterra e o bronze para a Escócia.

As provas paralímpicas tiveram a vitória do australiano Matthew Levy (50m livres S7 masculino) e da inglesa Grace Harvey (100m peito SB6 feminino).

Ciclismo


A prova do contrarrelógio masculino teve a vitória do australiano Matthew Glaetzer, com 59.505s. O compatriota Thomas Cornish foi o segundo e o trinitino Nicholas Paul completou o pódio.

A inglesa Laura Kenny foi a vitória no scratch feminino, seguida pela neozelandesa Michaela Drummond e pela canadense Maggie Coles-Lyster.

A disputa do keirin feminino foi vencida pela neozelandesa Ellesse Andrews, com a inglesa Sophie Capewell em segundo e a canadense Kelsey Mitchell em terceiro.

O neozelandês Aaron Gate faturou o ouro na prova de pontos masculino. A dobradinha veio com Campbell Stewart em segundo e o inglês Oli Wood em terceiro.

Levantamento de Pesos


A disputa dos 64kg feminino foi vencida pela canadense Maude Charron, com 231kg e novo recorde dos Jogos. A prata foi para a australiana Sarah Cochrane e o bronze para a nigeriana Islamiyat Yusuf.

A inglesa Sarah Davies venceu a categoria até 71kg feminino, com 229kg e novo recorde dos Jogos. A canadense Alexis Ashworth ficou com a prata e a indiana Harjinder Kaur levou o bronze.

Nos 81kg masculino, o inglês Chris Murray obteve 325kg, novo recorde dos Jogos, para levar a melhor. O australiano Kyle Bruce foi o segundo e o canadense Nicholas Vachon foi o terceiro.

Quadro de Medalhas

A Austrália segue dando as cartas no quadro de medalhas, com 31 ouros e 71 no total, mas a Inglaterra deu uma boa reagida, subindo para 21 ouros e 54 no total. A Nova Zelândia se mantêm em terceiro, com 13 ouros e 24 no total.

Os cinco primeiros no quadro são completados por Canadá (6 ouros e 33 no total) e África do Sul (5 ouros e 12 no total).

Fotos: PA/The CGF

Postar um comentário

To Top