Rússia e Belarus podem ficar de fora de Paris-2024


 

Um membro do Comitê Olímpico Internacional (COI) disse nesta segunda (12), que Rússia e Belarus podem ser banidas dos Jogos Olímpicos de Paris-2024. Em entrevista à BBC, o ex-vice presidente da entidade, Craig Reddie disse que a participação de ambos os países é uma incógnita. 


Em fevereiro, após a invasão russa ao território ucraniano, com apoio bielorusso, o COI recomendou às federações, o banimento dos dois países e a não-realização de eventos esportivos nestes lugares. 


Reddie, que liderava a WADA (Agência Mundial Anti-Doping), durante a época do escândalo russo de doping, lembrou que eles não estão aptos a participar dos eventos classificatórios para os Jogos, já que eles estão proibidos de participarem das competições internacionais.


Atletas de ambos os países só estão permitidos competir no ciclismo, judô e tênis. Modalidades como o triatlo e o skate já iniciaram sua classificação para Paris-2024. 


"O problema agora é que cerca de dois anos antes dos Jogos, o período de qualificação começa conforme definido pelas federações internacionais e pelo COI”, disse ele. “Portanto, há um problema real para as federações, que têm uma instrução clara com a qual concordaram de não convidar russos e bielorrussos para participar de eventos."


Em maio, o presidente do COI, Thomas Bach, falou que a presença de atletas russos e bielorussos daqui a dois dois anos é incerta. Os Jogos de Paris começam no dia 26 de julho de 2024 e terminam em 9 de agosto.


Foto: David J. Phillip/AP

Código adsense convertido aqui

Postar um comentário

Bem-vindos ao Surto Olímpico!
Bem-vindos ao Surto Olímpico!
To Top