Jogadora do flag football nos Jogos Mundiais, brasileira sonha com os Jogos Olímpicos: "Sonho estar na Olimpíada"

 

*Com Cassio Bagnoli

Começou na última sexta-feira (7), em Birmingham (USA), a edição de 2022 dos Jogos Mundiais, que reúne modalidades esportivas que fizeram parte, ou pretendem fazer parte, dos Jogos Olímpicos. Além de contar com a participação de importantes entidades esportivas, como as federações de Ginástica e Tiro com Arco.

Entre as modalidades que ainda buscam espaço nos Jogos Olímpicos está o flag football! Esse esporte, derivado do futebol americano, está tentando fazer parte de Los Angeles 2028, contando inclusive com apoio da NFL, a liga nacional de futebol americano do país. 

Para os Jogos Mundiais, o Brasil classificou a equipe feminina, e com a colaboração do repórter Matt Nelsen, conversamos com a atleta Amanda Boabaid, que está nos Estados Unidos disputando a competição. Confira a entrevista abaixo:

Gostaria muito de saber como você iniciou no flag football , qual é o seu “background” nesse esporte?

Eu joguei futebol por toda minha vida, até que em 2017 uma amiga me apresentou o futebol americano, e me mostrou tudo sobre esse esporte. Comecei a jogar e me apaixonei! Então um ano depois fiquei sabendo do flag football, comecei a jogar e descobri também que havia uma seleção nacional; e sempre foi um sonho representar o Brasil. Foi um caminho difícil até estar aqui, porque temos muitos ótimos jogadores no Brasil, mas estou muito feliz de estar aqui.

Você teve a oportunidade de desfilar na cerimonia de abertura, certo?

Sim , eu tive.

Como foi para você essa sensação? Porque não é as Olimpiadas , mas muito parecido não?

Mutio parecido! sonho estar na Olimpíada, é um objetivo para mim como atleta. Eu me sinto muito especial em estar num evento como esse. Sabemos que alguns anos atrás era complicado por causa da pandemia, mas estou feliz por todas jogadoras que estão aqui, sabemos o que tivemos de passar para isto, mas estou feliz e espero estar nas Olimpíadas também.

Vejo que vocês tem um wildcat nos uniformes, o que esse animal significa para vocês? É por causa do seu estilo de jogo, ou o quê? O que isso simboliza para vocês?

Então, nós chamamos de onça, um animal típico do Brasil, e é conhecido por ser um bom caçador, perseguindo suas presas. Então, o Brasil tem um estilo agressivo de jogar, e nos costumamos falar umas para as outras: sempre que a bola está no ar, ela é nossa, e que iremos pegá-la. Mas, por estar aqui, sabemos que vamos enfrentar os melhores times do mundo. Atualmente nós somos o quarto melhor time do mundo e queremos conquistar uma medalha.


O que significaria para vocês ganhar uma medalha aqui nos Jogos Mundiais?

Eu não teria palavras porque é um sonho para nós. E nós estamos estudando muito e praticando, estudando os outros times, e sabemos do que somos capazes, sabemos o que podemos fazer! Nós queremos ser o melhor time da história do Brasil, nós conseguimos isso no ano passado, e queremos melhorar cada vez mais. E estamos fazendo tudo que é possível juntas.

E o que você diria para as pessoas no Brasil que não conhecem muito sobre o esporte e não seguem ele, e como encorajaria a dar uma atenção e até tentar praticá-lo?

Bom, para mim a primeira coisa seria ser parte de um time, jogar por um país, seus amigos e família é muito especial. E o sentimento de estar aqui num evento como este, e experienciar tudo que esta acontecendo com os outros times também é especial. E vamos dar tudo que temos, cem porcento! E nós temos muita ajuda também, a qual nós somos muito gratas. E todo mundo que queira jogar ou conhecer o futebol americano, este é um esporte muito especial, todas as pessoas e idades podem praticá-lo , e por isso que eu amo ele.

E se alguém for para o Brasil e ver as pessoas jogando vôlei de praia ou futevôlei em praias como Ipanema ou Copacabana, quanto tempo você acha que demoraria a ver as pessoas jogando flag football na praia?

Nós já temos isso, como em janeiro desse ano, nós jogamos o torneio de praia que acontece todos os anos. Na verdade, esse futebol começou na praia, em Copacabana. Isto está crescendo agora, tanto o flag footbal, quanto o futebol americano, a cada ano. E isso é especial para nós, porque nós temos mais times e jogadores. Nós temos também escolas de flag football, então esse é um começo para o esporte crescer e ser especial para todos como é para nós.

Tem algo que gostaria de dizer para as pessoas no Brasil?

Bom, eu estou agradecida por todo suporte, recebemos muitas mensagens. E sabemos como as pessoas no Brasil gostam de torcer por nós, e temos certeza que vamos fazer tudo que podemos para trazer a medalha para o Brasil.

Fotos: FlagFootball.com.br
Código adsense convertido aqui

Postar um comentário

Bem-vindos ao Surto Olímpico!
Bem-vindos ao Surto Olímpico!
To Top